Professor pré-escolar e o ensino de Ciências na educação infantil

Título
Professor pré-escolar e o ensino de Ciências na educação infantil
Psicologia
Autor
Irani Campos Marchiori
Orientação
Luiz Fernando de Lara Campos
Instituição
PUC-CAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Psicologia
Ano
1996
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O ensino de ciências não é prioritário no Brasil. Apesar de sua importância, os objetivos deste estudo foram: verificar os conceitos sobre ciências e alfabetização científica que os professores possuem, e a linha pedagógica por eles utilizada. Foram sujeitos 20 professores pré-escolares de escolas públicas e particulares de Campinas (SP). O instrumento foi um questionário com 23 questões para mensurar a escolarização dos sujeitos, conteúdo de ciências na pré-escola e recursos usados para o planejamento. A aplicação foi feita individualmente aos sujeitos. Os resultados mostram uma conceitualização de ciências centrada no objeto de estudo e não objetivando a alfabetização científica. Dizem-se construtivistas, mas priorizam materiais e estratégias tradicionais, utilizando-as também no planejamento e currículo. As atividades incluem temas de biologia e física. Conclui-se que os professores não conhecem a proposta de alfabetização científica, conceitualizam ciência na escola como início do conhecimento formal e não como estratégia para o desenvolvimento cognitivo. Os dados sugerem que o conhecimento específico dos sujeitos é insuficiente para a alfabetização científica.
Palavras Chave
Alfabetização Científica; Professores; Pré-Escola; Ciências.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor