Professor pré-escolar e o ensino de Ciências na educação infantil
Título
Professor pré-escolar e o ensino de Ciências na educação infantil
Professor pré-escolar e o ensino de Ciências na educação infantil
Psicologia
Autor
Irani Campos Marchiori
Irani Campos Marchiori
Orientação
Luiz Fernando de Lara Campos
Luiz Fernando de Lara Campos
Instituição
PUC-CAMP
PUC-CAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Psicologia
Instituto de Psicologia
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O ensino de ciências não é prioritário no Brasil. Apesar de sua importância, os objetivos deste estudo foram: verificar os conceitos sobre ciências e alfabetização científica que os professores possuem, e a linha pedagógica por eles utilizada. Foram sujeitos 20 professores pré-escolares de escolas públicas e particulares de Campinas (SP). O instrumento foi um questionário com 23 questões para mensurar a escolarização dos sujeitos, conteúdo de ciências na pré-escola e recursos usados para o planejamento. A aplicação foi feita individualmente aos sujeitos. Os resultados mostram uma conceitualização de ciências centrada no objeto de estudo e não objetivando a alfabetização científica. Dizem-se construtivistas, mas priorizam materiais e estratégias tradicionais, utilizando-as também no planejamento e currículo. As atividades incluem temas de biologia e física. Conclui-se que os professores não conhecem a proposta de alfabetização científica, conceitualizam ciência na escola como início do conhecimento formal e não como estratégia para o desenvolvimento cognitivo. Os dados sugerem que o conhecimento específico dos sujeitos é insuficiente para a alfabetização científica.
O ensino de ciências não é prioritário no Brasil. Apesar de sua importância, os objetivos deste estudo foram: verificar os conceitos sobre ciências e alfabetização científica que os professores possuem, e a linha pedagógica por eles utilizada. Foram sujeitos 20 professores pré-escolares de escolas públicas e particulares de Campinas (SP). O instrumento foi um questionário com 23 questões para mensurar a escolarização dos sujeitos, conteúdo de ciências na pré-escola e recursos usados para o planejamento. A aplicação foi feita individualmente aos sujeitos. Os resultados mostram uma conceitualização de ciências centrada no objeto de estudo e não objetivando a alfabetização científica. Dizem-se construtivistas, mas priorizam materiais e estratégias tradicionais, utilizando-as também no planejamento e currículo. As atividades incluem temas de biologia e física. Conclui-se que os professores não conhecem a proposta de alfabetização científica, conceitualizam ciência na escola como início do conhecimento formal e não como estratégia para o desenvolvimento cognitivo. Os dados sugerem que o conhecimento específico dos sujeitos é insuficiente para a alfabetização científica.
Palavras Chave
Alfabetização Científica; Professores; Pré-Escola; Ciências.
Alfabetização Científica; Professores; Pré-Escola; Ciências.
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor