O Livro Didático na Educação Científica voltada para o exercício da cidadania.
Título
O Livro Didático na Educação Científica voltada para o exercício da cidadania.
O Livro Didático na Educação Científica voltada para o exercício da cidadania.
Educação para a Ciência
Autor
Carolina José Maria
Carolina José Maria
Orientação
Viviane Souza Galvão
Viviane Souza Galvão
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Ao longo do percurso escolar, no desenvolvimento de diversas situações de aprendizagem, o livro didático surge como uma das mais importantes e recorrentes ferramentas de auxílio a essas situações, que envolvem professores e alunos na sala de aula. Portanto, uma análise criteriosa destes materiais é indispensável para se compreender as suas contribuições para uma educação tal como hoje se preconiza, voltada para o exercício da cidadania. A presente pesquisa analisa as perspectivas de ensino implícitas em uma amostra de seis livros didáticos de ciências, aprovados e distribuídos pelo ministério da educação, e utilizados por professores que lecionam as ciências em nível fundamental de ensino (3ª e 4ª séries). Os tópicos analisados envolvem assuntos sobre saúde - alimentação humana. os referenciais de análise que utilizamos enquadram-se numa nova visão de didática: a didática como um recurso de aprendizagem e formação humana, de construção de conhecimentos necessários à vida na sociedade atual. Analisam-se, também, documentos oficiais tais como os parâmetros curriculares nacionais (pcns) e o programa nacional do livro didático (pnld), visando compreender de que forma contribuem para um consenso fundamentado do que venham a ser ensino/aprendizagem e formação científica voltadas para o exercício da cidadania na atualidade. os livros analisados apresentam um conhecimento em didática da ciência pouco embasado nos atuais preceitos da didática e da formação humana, incoerências que podem ser decorrentes da falta de um consenso mais fundamentado numa nova filosofia de ciência, do que venha a ser ciência, ensino/aprendizagem e formação científica na sociedade atual. os resultados das análises dos discursos e práticas políticas oficiais envolvendo o livro didático também apontam neste mesmo sentido, ou seja, a necessidade de conhecimentos sobre as ciências como um processo de formação humana.
Ao longo do percurso escolar, no desenvolvimento de diversas situações de aprendizagem, o livro didático surge como uma das mais importantes e recorrentes ferramentas de auxílio a essas situações, que envolvem professores e alunos na sala de aula. Portanto, uma análise criteriosa destes materiais é indispensável para se compreender as suas contribuições para uma educação tal como hoje se preconiza, voltada para o exercício da cidadania. A presente pesquisa analisa as perspectivas de ensino implícitas em uma amostra de seis livros didáticos de ciências, aprovados e distribuídos pelo ministério da educação, e utilizados por professores que lecionam as ciências em nível fundamental de ensino (3ª e 4ª séries). Os tópicos analisados envolvem assuntos sobre saúde - alimentação humana. os referenciais de análise que utilizamos enquadram-se numa nova visão de didática: a didática como um recurso de aprendizagem e formação humana, de construção de conhecimentos necessários à vida na sociedade atual. Analisam-se, também, documentos oficiais tais como os parâmetros curriculares nacionais (pcns) e o programa nacional do livro didático (pnld), visando compreender de que forma contribuem para um consenso fundamentado do que venham a ser ensino/aprendizagem e formação científica voltadas para o exercício da cidadania na atualidade. os livros analisados apresentam um conhecimento em didática da ciência pouco embasado nos atuais preceitos da didática e da formação humana, incoerências que podem ser decorrentes da falta de um consenso mais fundamentado numa nova filosofia de ciência, do que venha a ser ciência, ensino/aprendizagem e formação científica na sociedade atual. os resultados das análises dos discursos e práticas políticas oficiais envolvendo o livro didático também apontam neste mesmo sentido, ou seja, a necessidade de conhecimentos sobre as ciências como um processo de formação humana.
Palavras Chave
livro didático, saúde, pcn
livro didático, saúde, pcn
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade, Geral
Saúde e Sexualidade, Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos
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