A educação ambiental no curso de Pedagogia: contribuições a partir do olhar de alunos e professores da Unijuí
Título
A educação ambiental no curso de Pedagogia: contribuições a partir do olhar de alunos e professores da Unijuí
A educação ambiental no curso de Pedagogia: contribuições a partir do olhar de alunos e professores da Unijuí
Autor
Mariani
Mariani
Orientação
Maria Cristina Pansera de Araújo
Maria Cristina Pansera de Araújo
Instituição
UNIJUÍ
UNIJUÍ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Pedagogia
Departamento de Pedagogia
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Ijuí/RS
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A Educação Ambiental (EA) é uma temática de relevância mundial que foi introduzida, formalmente, há pouco tempo no currículo escolar através dos temas transversais.Esta pesquisa desenvolveu-se com o objetivo de investigar se a EA está sendo trabalhada no Curso de Pedagogia da UNIJUÍ, como, em quais disciplinas e se as alunas percebem este trabalho. Assim a aplicamos junto ao Curso de Pedagogia- Pedagogo da Sala de Aula, da Unijuí, no 2º semestre de 2003, com alunas matriculadas no regime regular do 2º, 4º e 8º semestres. Seu desenvolvimento seguiu duas etapas: análise documental sobre o currículo do curso de Pedagogia da Unijuí e aplicação de questionários com alunas e professores do referido curso. Para a análise dos dados, formulamos um referencial teórico resgatando a história do Curso de Pedagogia no Brasil e a criação do mesmo na Unijuí, além de realizar um resgate da história da EA e a evolução de seus conceitos através da análise de suas vertentes. Com a análise percebemos que o currículo do Curso de Pedagogia da Unijuí possui abertura para o desenvolvimento da EA, através de sua organização; que os alunos julgam o trabalho com esta temática muito importante, mas ainda possuem uma visão vaga sobre o assunto, e que, alguns professores já realizam EA, seguindo linhas de pensamento diferentes.
A Educação Ambiental (EA) é uma temática de relevância mundial que foi introduzida, formalmente, há pouco tempo no currículo escolar através dos temas transversais.Esta pesquisa desenvolveu-se com o objetivo de investigar se a EA está sendo trabalhada no Curso de Pedagogia da UNIJUÍ, como, em quais disciplinas e se as alunas percebem este trabalho. Assim a aplicamos junto ao Curso de Pedagogia- Pedagogo da Sala de Aula, da Unijuí, no 2º semestre de 2003, com alunas matriculadas no regime regular do 2º, 4º e 8º semestres. Seu desenvolvimento seguiu duas etapas: análise documental sobre o currículo do curso de Pedagogia da Unijuí e aplicação de questionários com alunas e professores do referido curso. Para a análise dos dados, formulamos um referencial teórico resgatando a história do Curso de Pedagogia no Brasil e a criação do mesmo na Unijuí, além de realizar um resgate da história da EA e a evolução de seus conceitos através da análise de suas vertentes. Com a análise percebemos que o currículo do Curso de Pedagogia da Unijuí possui abertura para o desenvolvimento da EA, através de sua organização; que os alunos julgam o trabalho com esta temática muito importante, mas ainda possuem uma visão vaga sobre o assunto, e que, alguns professores já realizam EA, seguindo linhas de pensamento diferentes.
Palavras Chave
educação ambiental, pedagogia, curriculo
educação ambiental, pedagogia, curriculo
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas