Dificuldade e possibilidade da utilização da História da Ciência no ensino de Química: um estudo de caso com professores em formação inicial.
Título
Dificuldade e possibilidade da utilização da História da Ciência no ensino de Química: um estudo de caso com professores em formação inicial.
Dificuldade e possibilidade da utilização da História da Ciência no ensino de Química: um estudo de caso com professores em formação inicial.
Autor
Deividi Marcio Marques
Deividi Marcio Marques
Orientação
João José Caluzi
João José Caluzi
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nessa pesquisa procuramos investigar as dificuldades e as possibilidades da inserção da História da Ciência no Ensino por professores em formação inicial já inseridos na carreira docente. A proposta contou com a participação de cinco professores do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru, e uma professora da Rede Pública de Ensino, que inicialmente participaram de um minicurso cujo objetivo foi de apresentar alguns aspectos da História da Ciência e História da Ciência no Ensino de Ciências. Após o minicurso apenas dois professores, ambos nos anos finais da graduação, concluíram nossa pesquisa com o planejamento e aplicação de uma aula centrada na História da Ciência em suas respectivas escolas. Pelas dificuldades relatadas por esses professores e também nas analises de seus resultados nos mostram que, apesar de inserirem elementos da História da Ciência em suas aulas, os professores ainda apresentam propostas tradicionais de ensino e uma cronologia, ou uma linearidade, ao utilizarem tal recurso.
Nessa pesquisa procuramos investigar as dificuldades e as possibilidades da inserção da História da Ciência no Ensino por professores em formação inicial já inseridos na carreira docente. A proposta contou com a participação de cinco professores do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru, e uma professora da Rede Pública de Ensino, que inicialmente participaram de um minicurso cujo objetivo foi de apresentar alguns aspectos da História da Ciência e História da Ciência no Ensino de Ciências. Após o minicurso apenas dois professores, ambos nos anos finais da graduação, concluíram nossa pesquisa com o planejamento e aplicação de uma aula centrada na História da Ciência em suas respectivas escolas. Pelas dificuldades relatadas por esses professores e também nas analises de seus resultados nos mostram que, apesar de inserirem elementos da História da Ciência em suas aulas, os professores ainda apresentam propostas tradicionais de ensino e uma cronologia, ou uma linearidade, ao utilizarem tal recurso.
Palavras Chave
História da Ciência, Química, formação de professores.
História da Ciência, Química, formação de professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores