O ensino de ciências naturais nas licenciaturas em pedagogia: uma análise dos saberes disciplinares na prática docente universitária.

Título
O ensino de ciências naturais nas licenciaturas em pedagogia: uma análise dos saberes disciplinares na prática docente universitária.
Autor
Flávia Maria Matins Marques
Orientação
Rosane Maria Alencar da Silva
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2010
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental requer do professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento, habilidades e competências no trato das questões pertinentes a sua área. Sendo assim, o presente trabalho, produto da análise de documentos normatizadores e reguladores da educação brasileira e da interlocução com diversos estudiosos no campo dos saberes docentes, teve por objetivo analisar como se efetiva o ensino de Ciências Naturais na prática docente em turmas de Licenciatura em Pedagogia, identificando os saberes disciplinares do professor formador, responsável por esta área do conhecimento tendo em vista as exigências do processo de formação do futuro professor. Para isto optamos por um desenho metodológico de pesquisa pautado na abordagem qualitativa, do tipo descritiva fazendo uso da análise documental precedida da observação não participante. Elegemos ainda como técnica de construção dos dados as anotações em diário de bordo e a entrevista semi-estruturada. De modo geral, nossos estudos apontaram à necessidade das Instituições de Ensino Superior oferecerem em seus cursos de Licenciatura em Pedagogia disciplinas específicas ao ensino de ciências, ora primando pela abordagem de questões conceituais, ora primando pela abordagem de questões metodológicas, a fim de atribuir ao Ensino de Ciências melhor tratamento. Ainda em nossos achados, destacamos a necessidade de uma formação mais abrangente e específica do pedagogo na área de ciências, como estratégia para o enfrentamento das questões relativas ao conhecimento científico.
Palavras Chave
séries iniciais, formação de professores,

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores