Ações pedagógico-didáticas e formação de conceitos químicos em alunos da 1ª série do ensino médio da rede pública.
Título
Ações pedagógico-didáticas e formação de conceitos químicos em alunos da 1ª série do ensino médio da rede pública.
Ações pedagógico-didáticas e formação de conceitos químicos em alunos da 1ª série do ensino médio da rede pública.
Autor
Luciana Pereira Marques
Luciana Pereira Marques
Orientação
José Carlos Libâneo
José Carlos Libâneo
Instituição
UCG
UCG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente estudo investiga a formação de conceitos químicos por alunos da 1ª série do ensino médio, considerando-se o efeito, na consolidação de aprendizagens significativas, de um conjunto das ações pedagógico-didáticas desenvolvidas na sala de aula na orientação sócio-construtivista. Na realização da pesquisa foi utilizado o estudo de caso, através de observação participante, tendo sido feito o acompanhamento das atividades de planejamento, desenvolvimento e avaliação das aulas junto com a professora da classe, durante dois meses. Partiu-se da suposição de que a aprendizagem seria mais efetiva se ações pedagógico-didáticas sócio-construtivistas fossem propiciadas, tendo em vista a internalização de conceitos e o manejo e a utilização da linguagem química pelos alunos. A escolha do tema decorreu da constatação, a partir da experiência da pesquisadora e de pesquisas sobre ensino de Química, de dificuldades de alunos relacionadas com a internalização de conceitos químicos, compreensão e assimilação da linguagem química, aplicação de conceitos químicos em situações práticas. Os resultados da pesquisa reforçam a importância da intervenção do professor na mediação dos conteúdos químicos para os alunos na perspectiva sócio-construtivista, e alerta para a necessidade de domínio do conhecimento científico da disciplina pelo professor, como condição para levar em frente ações didáticas sócio-construtivistas. A análise dos dados de observação permitiu verificar que a internalização de conceitos deu-se de forma incompleta, sem apreensão de seu nível científico, predominando a linguagem cotidiana e a simplificação dos conceitos. As conclusões, portanto, levam a confirmar resultados de estudos existentes pelos quais a melhoria da qualidade das aprendizagens depende de investimentos na formação de professores, especialmente no que se refere à articulação entre ações metodológicas e conhecimento do conteúdo específico da disciplina ensinada.
O presente estudo investiga a formação de conceitos químicos por alunos da 1ª série do ensino médio, considerando-se o efeito, na consolidação de aprendizagens significativas, de um conjunto das ações pedagógico-didáticas desenvolvidas na sala de aula na orientação sócio-construtivista. Na realização da pesquisa foi utilizado o estudo de caso, através de observação participante, tendo sido feito o acompanhamento das atividades de planejamento, desenvolvimento e avaliação das aulas junto com a professora da classe, durante dois meses. Partiu-se da suposição de que a aprendizagem seria mais efetiva se ações pedagógico-didáticas sócio-construtivistas fossem propiciadas, tendo em vista a internalização de conceitos e o manejo e a utilização da linguagem química pelos alunos. A escolha do tema decorreu da constatação, a partir da experiência da pesquisadora e de pesquisas sobre ensino de Química, de dificuldades de alunos relacionadas com a internalização de conceitos químicos, compreensão e assimilação da linguagem química, aplicação de conceitos químicos em situações práticas. Os resultados da pesquisa reforçam a importância da intervenção do professor na mediação dos conteúdos químicos para os alunos na perspectiva sócio-construtivista, e alerta para a necessidade de domínio do conhecimento científico da disciplina pelo professor, como condição para levar em frente ações didáticas sócio-construtivistas. A análise dos dados de observação permitiu verificar que a internalização de conceitos deu-se de forma incompleta, sem apreensão de seu nível científico, predominando a linguagem cotidiana e a simplificação dos conceitos. As conclusões, portanto, levam a confirmar resultados de estudos existentes pelos quais a melhoria da qualidade das aprendizagens depende de investimentos na formação de professores, especialmente no que se refere à articulação entre ações metodológicas e conhecimento do conteúdo específico da disciplina ensinada.
Palavras Chave
sócio-construtivismo, conceitos químicos, linguagem.
sócio-construtivismo, conceitos químicos, linguagem.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos