A educação sexual na escola - um processo em discussão
Título
A educação sexual na escola - um processo em discussão
A educação sexual na escola - um processo em discussão
Autor
Maria Regina de Jesus Marques
Maria Regina de Jesus Marques
Orientação
Helena Faria de Barros
Helena Faria de Barros
Instituição
UNOESTE
UNOESTE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Mestrado em Educação
Programa de Mestrado em Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Presidente Prudente/SP
Presidente Prudente/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho visa avaliar, em termos de prática pedagógica, os problemas enfrentados pelos professores de Educação Infantil e ensino Fundamental da rede de ensino do município de Jandaia do Sul, com relação ao processo de educação sexual na escola. Busca classificar os assuntos de interesse e curiosidades sexuais próprios dos alunos; além de procurar constatar expressões de sexualidade presentes no cotidiano escolar. Assim sendo, objetiva suscitar a reflexão dos educadores sobre como lidar com o comportamento sexual de seus alunos, sem repressão e com naturalidade. Para tanto, realiza uma breve retrospectiva sobre as diferentes abordagens relacionadas à Educação Sexual; conceituando-a e descrevendo-a enquanto ação pedagógica. Resgata o processo histórico da Educação Sexual no Brasil, até a sua inserção enquanto tema transversal pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Além disso, abrange uma discussão relativa a função do professor enquanto educador sexual, suas posturas e atitudes. Trata também, da análise dos principais questionamentos das crianças em relação ao tema, e aponta sugestões de possíveis respostas para estas questões. Na seqüência, reúnem-se elementos, obtidos da aplicação de questionário aos professores no sentido de explicar suas respectivas práticas sobre a Educação Sexual de seus alunos. Relacionando-as de forma analítica com a teoria. Na busca de desvelar à realidade e , nestes termos, propõe-se oferecer subsídios a que se possa refletir sobre ela, no que se refere à prática da educação sexual enquanto ação pedagógica e política. Em síntese, a realidade observada sinaliza para a estruturação planejada de um processo de Educação sexual nas escolas, mostra que há muito por pesquisar e empreender com relação à promoção comprometida e consciente de uma educação sexual próxima ea tenta às necessidades formativas dos alunos. fato que não esgota o tema, mas suscita uma série de novas indagações a serem analisadas.
O presente trabalho visa avaliar, em termos de prática pedagógica, os problemas enfrentados pelos professores de Educação Infantil e ensino Fundamental da rede de ensino do município de Jandaia do Sul, com relação ao processo de educação sexual na escola. Busca classificar os assuntos de interesse e curiosidades sexuais próprios dos alunos; além de procurar constatar expressões de sexualidade presentes no cotidiano escolar. Assim sendo, objetiva suscitar a reflexão dos educadores sobre como lidar com o comportamento sexual de seus alunos, sem repressão e com naturalidade. Para tanto, realiza uma breve retrospectiva sobre as diferentes abordagens relacionadas à Educação Sexual; conceituando-a e descrevendo-a enquanto ação pedagógica. Resgata o processo histórico da Educação Sexual no Brasil, até a sua inserção enquanto tema transversal pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Além disso, abrange uma discussão relativa a função do professor enquanto educador sexual, suas posturas e atitudes. Trata também, da análise dos principais questionamentos das crianças em relação ao tema, e aponta sugestões de possíveis respostas para estas questões. Na seqüência, reúnem-se elementos, obtidos da aplicação de questionário aos professores no sentido de explicar suas respectivas práticas sobre a Educação Sexual de seus alunos. Relacionando-as de forma analítica com a teoria. Na busca de desvelar à realidade e , nestes termos, propõe-se oferecer subsídios a que se possa refletir sobre ela, no que se refere à prática da educação sexual enquanto ação pedagógica e política. Em síntese, a realidade observada sinaliza para a estruturação planejada de um processo de Educação sexual nas escolas, mostra que há muito por pesquisar e empreender com relação à promoção comprometida e consciente de uma educação sexual próxima ea tenta às necessidades formativas dos alunos. fato que não esgota o tema, mas suscita uma série de novas indagações a serem analisadas.
Palavras Chave
Educação sexual; escola
Educação sexual; escola
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
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Foco Temático
Formação de Professores, Conteúdo-Método
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