A influencia do uso de um artefato tecnológico - o telefone - na aprendizagem de ondas sonoras

Título
A influencia do uso de um artefato tecnológico - o telefone - na aprendizagem de ondas sonoras
Educação
Autor
Simone Machado Marques
Orientação
Shirley Takeco Gobara
Instituição
UFMS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2009
Cidade / UF
Campo Grande/MS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A pesquisa desenvolvida teve por objetivo investigar a influência do princípio de funcionamento do telefone na aprendizagem de ondas sonoras por meio de uma situação adidática. O objeto de investigação se refere aos procedimentos de aprendizagem de ondas sonoras. A metodologia usada para organizar os passos da investigação é a Engenharia Didática utilizada para responder a seguinte questão de pesquisa: O uso do telefone como artefato tecnológico e seu funcionamento podem facilitar a aprendizagem de ondas sonoras Para respondê-la uma sequência didática foi construída na forma de uma situação-problema - uma situação adidática, segundo a Teoria das Situações Didáticas, desenvolvida por Brousseau. A sequência didática constou de duas partes, uma experimental construída na forma de situação-problema e outra com textos para leitura e interpretação. A situação-problema se refere a um casal que foi sequestrado e mantido em um cativeiro em cômodos separados. Os alunos foram desafiados a propor soluções para que o casal pudesse se comunicar e pedir socorro para alguém fora da casa sem despertar a atenção dos sequestradores. Os textos foram propostos com o objetivo de conhecer a opinião dos alunos em relação ao uso do artefato tecnológico, o telefone. A realização da sequência contribuiu satisfatoriamente para que os alunos obtivessem a solução desse desafio, validando a proposta. As situações adidáticas se ajustam muito bem ao ensino de Física e contribuem para despertar no aluno o interesse e a motivação necessários para a construção de novos conhecimentos.
Palavras Chave
Aprendizagem; Ondas Sonoras; Sequência Didática; Telefone.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método