Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências.

Título
Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências.
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Autor
Jayme Marrone Junior
Orientação
Rute Helena Trevisan
Instituição
UEL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Londrina/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de ensino de ciências, publicados nos últimos 20 anos. O trabalho é constituído de duas partes, uma quantitativa onde os dados foram coletados pela análise de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e a segunda parte corresponde à interpretação do volume de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física onde buscamos entender como os pesquisadores descrevem a área. Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e ainda o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada. Encontramos no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, a forma como são divulgados e a preocupação dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didático.
Palavras Chave
Ensino de Astronomia, análise de conteúdo, periódicos em ciências, estado da arte.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Outros