Corpo humano: idéias de corpo complexo no ensino reflexivo

Título
Corpo humano: idéias de corpo complexo no ensino reflexivo
Autor
Marly Aparecida Giraldelli Marsulo
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2003
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho discute a problemática do ensino de ciências vinculada às discussões referentes à abordagem do corpo humano no ensino fundamental, ao investigar o processo de ensino-aprendizagem em ciências esse nivela, assumindo o papel de professora-investigadora (Nóvoa, 1993; Schön, 2000; Schnetzler e Aragão, 2000). Neste sentido, atuando como professora-pesquisadora reflexiva foi desenvolvido, durante um ano letivo, um processo de investigação-ação junto a alunos da 7ª série de uma escola particular em Piracicaba (SP), tendo como tema de análise: Corpo Humano - uma idéia de corpo complexo. A finalidade deste estudo foi organizar um saber antes disperso e compartimentado, inserindo o aluno (ser humano) num contexto sócio-histórico-cultural, provocando nele questionamentos, reflexões e aprendizagem significativa. A questão que norteou este trabalho foi: em que medida esse processo de ensino reflexivo promoveu a aprendizagem de idéias integradas sobre o corpo humano O planejamento e as ações foram desenvolvidos com base no ciclo auto-reflexivo de planejamento (Mcniff, 1988): ação, observação, reflexão e replanejamento, o que propiciou condições para refletir sobre a minha prática e transformá-la. Os resultados evidenciam que, a partir da prática reflexiva, os alunos demonstraram uma abordagem conceitual que aprecia a idéia de totalidade e unidade do corpo humano. Essa construção deu-se no contexto próprio da faixa etária e condição sócio-histórica dos alunos com explicitações do papel mediador do professor.
Palavras Chave
Ensino de ciências; Corpo humano;Prof.-reflexivo-pesquisador

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método