Corpo humano: idéias de corpo complexo no ensino reflexivo
Título
Corpo humano: idéias de corpo complexo no ensino reflexivo
Corpo humano: idéias de corpo complexo no ensino reflexivo
Autor
Marly Aparecida Giraldelli Marsulo
Marly Aparecida Giraldelli Marsulo
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho discute a problemática do ensino de ciências vinculada às discussões referentes à abordagem do corpo humano no ensino fundamental, ao investigar o processo de ensino-aprendizagem em ciências esse nivela, assumindo o papel de professora-investigadora (Nóvoa, 1993; Schön, 2000; Schnetzler e Aragão, 2000). Neste sentido, atuando como professora-pesquisadora reflexiva foi desenvolvido, durante um ano letivo, um processo de investigação-ação junto a alunos da 7ª série de uma escola particular em Piracicaba (SP), tendo como tema de análise: Corpo Humano - uma idéia de corpo complexo. A finalidade deste estudo foi organizar um saber antes disperso e compartimentado, inserindo o aluno (ser humano) num contexto sócio-histórico-cultural, provocando nele questionamentos, reflexões e aprendizagem significativa. A questão que norteou este trabalho foi: em que medida esse processo de ensino reflexivo promoveu a aprendizagem de idéias integradas sobre o corpo humano O planejamento e as ações foram desenvolvidos com base no ciclo auto-reflexivo de planejamento (Mcniff, 1988): ação, observação, reflexão e replanejamento, o que propiciou condições para refletir sobre a minha prática e transformá-la. Os resultados evidenciam que, a partir da prática reflexiva, os alunos demonstraram uma abordagem conceitual que aprecia a idéia de totalidade e unidade do corpo humano. Essa construção deu-se no contexto próprio da faixa etária e condição sócio-histórica dos alunos com explicitações do papel mediador do professor.
Este trabalho discute a problemática do ensino de ciências vinculada às discussões referentes à abordagem do corpo humano no ensino fundamental, ao investigar o processo de ensino-aprendizagem em ciências esse nivela, assumindo o papel de professora-investigadora (Nóvoa, 1993; Schön, 2000; Schnetzler e Aragão, 2000). Neste sentido, atuando como professora-pesquisadora reflexiva foi desenvolvido, durante um ano letivo, um processo de investigação-ação junto a alunos da 7ª série de uma escola particular em Piracicaba (SP), tendo como tema de análise: Corpo Humano - uma idéia de corpo complexo. A finalidade deste estudo foi organizar um saber antes disperso e compartimentado, inserindo o aluno (ser humano) num contexto sócio-histórico-cultural, provocando nele questionamentos, reflexões e aprendizagem significativa. A questão que norteou este trabalho foi: em que medida esse processo de ensino reflexivo promoveu a aprendizagem de idéias integradas sobre o corpo humano O planejamento e as ações foram desenvolvidos com base no ciclo auto-reflexivo de planejamento (Mcniff, 1988): ação, observação, reflexão e replanejamento, o que propiciou condições para refletir sobre a minha prática e transformá-la. Os resultados evidenciam que, a partir da prática reflexiva, os alunos demonstraram uma abordagem conceitual que aprecia a idéia de totalidade e unidade do corpo humano. Essa construção deu-se no contexto próprio da faixa etária e condição sócio-histórica dos alunos com explicitações do papel mediador do professor.
Palavras Chave
Ensino de ciências; Corpo humano;Prof.-reflexivo-pesquisador
Ensino de ciências; Corpo humano;Prof.-reflexivo-pesquisador
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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