O que há por trás da busca pela melhoria do ensino: um projeto educacional em Geologia.

Título
O que há por trás da busca pela melhoria do ensino: um projeto educacional em Geologia.
Autor
Juliana Chioca Lopes Marteleto
Orientação
Ivan Amorosino do Amaral
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A pesquisa analisa criticamente um projeto de extensão em ensino de Geologia para alunos e professores da escola básica, desenvolvido pelo Museu de Minerais e Rochas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG), de 1994 a 1997, no qual a autora atuou como um dos implementadores. A questão norteadora da investigação é a discussão do teor da melhoria do ensino levada a efeito pelo projeto, tendo em vista os possíveis significados da inovação educacional, e tomando como referencial a concepção de ensino por ele difundida. Esta categoria analítica foi desdobrada em três sub-categorias: prevalência do ensino teórico ou prático; desconsideração ou valorização do cotidiano; adoção da multi ou interdisciplinaridade. As mesmas foram extraídas de um conjunto de controvérsias que marcaram o desenvolvimento histórico dos modelos de ensino de Ciências, cujas inovações sucessivamente introduzidas se configuraram a partir de mudanças em suas respectivas concepções de Ciência, Ambiente e Educação. Concluiu-se que: o Projeto implementou uma inovação de teor eminentemente técnico-operacional e desenvolveu a metodologia de ensino como um conjunto de técnicas, procedimentos e recursos neutros, ahistóricos e apolíticos; valorizou explicitamente o ensino prático, mas configurou-se, em essência, como predominantemente teórico. Em síntese, propagou um ensino fundamentalmente tradicional travestido de modernidade, afastando-se das recomendações recentes para o encaminhamento do ensino de Geologia e de Ciências na escola básica. Concluiu-se, também, que os conflitos e contradições entre o praticado e o idealizado pelo projeto refletiam o contexto histórico das condições de formação e de trabalho de seus implementadores, que, nitidamente, atravessavam uma fase de transição entre paradigmas pedagógicos.
Palavras Chave
inovação educacional, proposta de ensino.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geociências
Foco Temático
Conteúdo-Método