O currículo possível na educação superior: estudo sobre o caso de um currículo de Biologia em uma IES amazônica.
Título
O currículo possível na educação superior: estudo sobre o caso de um currículo de Biologia em uma IES amazônica.
O currículo possível na educação superior: estudo sobre o caso de um currículo de Biologia em uma IES amazônica.
Autor
Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines
Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines
Orientação
Maria Isabel da Silva Leme
Maria Isabel da Silva Leme
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Psicologia
Instituto de Psicologia
Ano
2005
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O sistema educacional brasileiro tem vivido um movimento de reforma desde meados da década de 1990, na qual se destacam a produção de legislação estabelecendo diretrizes e parâmetros na área de currículos e a implantação de um sistema nacional de avaliação do sistema em todos os níveis de ensino. Ao mesmo tempo, no campo do currículo já se discute há algum tempo, a instalação de uma crise na teorização crítica e pós-crítica. Este trabalho se insere numa práxis de (re)construção de currículos de formação de biólogos, incluindo a formação de professores, a partir de um estudo de caso de uma IES amazônica, utilizando como referencial teórico o pós-colonialismo e a Psicologia Cultural, para analisar numa perspectiva do construcionismo social o currículo em processo num contexto específico (de tempo e espaço) e em diferentes níveis de análise. A pesquisa permitiu documentar o não documentado oficialmente e dar voz aos agentes institucionais silenciados historicamente, contribuir para a descolonização através da descrição e ampliação dos registros da trajetória do currículo do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia, a implementação de medidas que foram se fazendo necessárias no entendimento dos agentes institucionais e de avaliadores externos, bem como para adequar-se às mudanças na legislação sobre a área e nível de ensino considerado. Foi possível também, no âmbito desse trabalho, sistematizar questões já resolvidas na (re)construção do currículo estudado e as questões que ainda estão na dependência de solução e que já foram percebidas ou podem ser antecipadas à luz de referencial teórico que ajuda a apontar soluções. Defende-se a tese de que o currículo real é o currículo possível, construído nas condições específicas de uma dada instituição, recebendo influências das diretrizes curriculares nacionais e políticas públicas mais amplas; das condições institucionais e regionais, construídas historicamente; das trajetórias de formação, fases da carreira e experiências vicárias dos/as professores/as ; do perfil do corpo discente; da produção acadêmica no campo do currículo e das especialidades ou disciplinas relacionadas com o curso. Conclui-se desafiando as universidades a assumirem junto às IES mais periféricas e às escolas de Educação Básica, papéis e funções mais adequados à uma ética do cuidado e do acolhimento e que se distanciem da ética do sobrevivente do mínimo eu, na qual a construção de singularidades comprometidas com a emancipação e a democracia está cada vez mais comprometida
O sistema educacional brasileiro tem vivido um movimento de reforma desde meados da década de 1990, na qual se destacam a produção de legislação estabelecendo diretrizes e parâmetros na área de currículos e a implantação de um sistema nacional de avaliação do sistema em todos os níveis de ensino. Ao mesmo tempo, no campo do currículo já se discute há algum tempo, a instalação de uma crise na teorização crítica e pós-crítica. Este trabalho se insere numa práxis de (re)construção de currículos de formação de biólogos, incluindo a formação de professores, a partir de um estudo de caso de uma IES amazônica, utilizando como referencial teórico o pós-colonialismo e a Psicologia Cultural, para analisar numa perspectiva do construcionismo social o currículo em processo num contexto específico (de tempo e espaço) e em diferentes níveis de análise. A pesquisa permitiu documentar o não documentado oficialmente e dar voz aos agentes institucionais silenciados historicamente, contribuir para a descolonização através da descrição e ampliação dos registros da trajetória do currículo do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia, a implementação de medidas que foram se fazendo necessárias no entendimento dos agentes institucionais e de avaliadores externos, bem como para adequar-se às mudanças na legislação sobre a área e nível de ensino considerado. Foi possível também, no âmbito desse trabalho, sistematizar questões já resolvidas na (re)construção do currículo estudado e as questões que ainda estão na dependência de solução e que já foram percebidas ou podem ser antecipadas à luz de referencial teórico que ajuda a apontar soluções. Defende-se a tese de que o currículo real é o currículo possível, construído nas condições específicas de uma dada instituição, recebendo influências das diretrizes curriculares nacionais e políticas públicas mais amplas; das condições institucionais e regionais, construídas historicamente; das trajetórias de formação, fases da carreira e experiências vicárias dos/as professores/as ; do perfil do corpo discente; da produção acadêmica no campo do currículo e das especialidades ou disciplinas relacionadas com o curso. Conclui-se desafiando as universidades a assumirem junto às IES mais periféricas e às escolas de Educação Básica, papéis e funções mais adequados à uma ética do cuidado e do acolhimento e que se distanciem da ética do sobrevivente do mínimo eu, na qual a construção de singularidades comprometidas com a emancipação e a democracia está cada vez mais comprometida
Palavras Chave
currículos, avaliação educacional, emancipação.
currículos, avaliação educacional, emancipação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas