O Conhecimento Físico e sua relação com a matemática: um olhar voltado para o ensino médio
Título
O Conhecimento Físico e sua relação com a matemática: um olhar voltado para o ensino médio
O Conhecimento Físico e sua relação com a matemática: um olhar voltado para o ensino médio
Autor
Maria da Gloria de Andrade Martini
Maria da Gloria de Andrade Martini
Orientação
Maria Regina Dubeux Kawamura
Maria Regina Dubeux Kawamura
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A relação entre a construção do conhecimento físico e a Matemática, no Ensino Médio, vem se tornando cada vez mais uma questão instigante, especialmente a partir das diretrizes curriculares que começaram a ser implementadas nos últimos dez anos. Em diversas propostas recentes, pretende-se, por exemplo, com o argumento de que a Física se torne mais accessível, minimizar ou dispensar o uso de fórmulas e relações matemáticas. Para investigar alguns aspectos dos vínculos entre a Física e a Matemática, nesse contexto, nos propomos a analisar a questão segundo os diferentes âmbitos identificados pela transposição didática. Assim, buscamos analisar a relação entre a Física e a Matemática do ponto de vista dos cientistas físicos. Analisamos, também, a forma como essa mesma relação se estabelece nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Finalmente, investigamos alguns aspectos dessa relação no aprendizado dos alunos. A comparação dos resultados permitiu constatar a existência de características muito específicas na relação entre a Física e Matemática no Ensino Médio, sendo que a Matemática parece contribuir tanto do ponto de vista operacional como na construção das abstrações inerentes ao estudo da Física. Nossos resultados indicam a importância da contribuição da Matemática para um efetivo desenvolvimento do conhecimento físico pelos alunos.
A relação entre a construção do conhecimento físico e a Matemática, no Ensino Médio, vem se tornando cada vez mais uma questão instigante, especialmente a partir das diretrizes curriculares que começaram a ser implementadas nos últimos dez anos. Em diversas propostas recentes, pretende-se, por exemplo, com o argumento de que a Física se torne mais accessível, minimizar ou dispensar o uso de fórmulas e relações matemáticas. Para investigar alguns aspectos dos vínculos entre a Física e a Matemática, nesse contexto, nos propomos a analisar a questão segundo os diferentes âmbitos identificados pela transposição didática. Assim, buscamos analisar a relação entre a Física e a Matemática do ponto de vista dos cientistas físicos. Analisamos, também, a forma como essa mesma relação se estabelece nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Finalmente, investigamos alguns aspectos dessa relação no aprendizado dos alunos. A comparação dos resultados permitiu constatar a existência de características muito específicas na relação entre a Física e Matemática no Ensino Médio, sendo que a Matemática parece contribuir tanto do ponto de vista operacional como na construção das abstrações inerentes ao estudo da Física. Nossos resultados indicam a importância da contribuição da Matemática para um efetivo desenvolvimento do conhecimento físico pelos alunos.
Palavras Chave
ensino geografia; questão ambiental; educação ambiental.
ensino geografia; questão ambiental; educação ambiental.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos