Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard.

Título
Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard.
Autor
André Ferrer Pinto Martins
Orientação
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2004
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. A partir de um estudo preliminar de natureza exploratória, levado a cabo com estudantes de um curso supletivo, foi elaborado um roteiro de questões que se constituiu em nosso instrumento de coleta de dados. Com ele, desenvolvemos o estudo principal, que constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas, sendo 6 (seis) com estudantes da sexta série do ensino fundamental, 6 (seis) com estudantes da oitava série do ensino fundamental, e 5 (cinco) com estudantes da segunda série do ensino médio. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica
Palavras Chave
tempo, epistemologia, Gaston Bachelard.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos