Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard.
Título
Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard.
Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard.
Autor
André Ferrer Pinto Martins
André Ferrer Pinto Martins
Orientação
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. A partir de um estudo preliminar de natureza exploratória, levado a cabo com estudantes de um curso supletivo, foi elaborado um roteiro de questões que se constituiu em nosso instrumento de coleta de dados. Com ele, desenvolvemos o estudo principal, que constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas, sendo 6 (seis) com estudantes da sexta série do ensino fundamental, 6 (seis) com estudantes da oitava série do ensino fundamental, e 5 (cinco) com estudantes da segunda série do ensino médio. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica
Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. A partir de um estudo preliminar de natureza exploratória, levado a cabo com estudantes de um curso supletivo, foi elaborado um roteiro de questões que se constituiu em nosso instrumento de coleta de dados. Com ele, desenvolvemos o estudo principal, que constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas, sendo 6 (seis) com estudantes da sexta série do ensino fundamental, 6 (seis) com estudantes da oitava série do ensino fundamental, e 5 (cinco) com estudantes da segunda série do ensino médio. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica
Palavras Chave
tempo, epistemologia, Gaston Bachelard.
tempo, epistemologia, Gaston Bachelard.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos