O ensino do conceito de tempo: contribuições históricas e epistemológicas
Título
O ensino do conceito de tempo: contribuições históricas e epistemológicas
O ensino do conceito de tempo: contribuições históricas e epistemológicas
Autor
André Ferrer Pinto Martins
André Ferrer Pinto Martins
Orientação
João Zanetic
João Zanetic
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1998
1998
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Tendo como ponto de partida o que poderia ser chamado de "epistemologias históricas da ciência", delineia-se uma concepção de ciência que se insere, mais amplamente, numa teoria dialética do conhecimento, em contraposição a uma visão metafísica. Busca-se, em seguida, explicitar a relação entre tais epistemologias e a prática pedagógica, emergindo disso nossa opção por uma educação dialógica e libertadora, da qual se depreende, entre outras coisas, a relevância da história da ciência sob diversos aspectos. Fundamentado nessa perspectiva, aborda-se o conceito de tempo, de extrema importância no âmbito da Física, resultando na construção de um texto destinado preferencialmente a professores de Ciências, a partir da re-leitura de uma pesquisa histórica sobre esse tema.
Tendo como ponto de partida o que poderia ser chamado de "epistemologias históricas da ciência", delineia-se uma concepção de ciência que se insere, mais amplamente, numa teoria dialética do conhecimento, em contraposição a uma visão metafísica. Busca-se, em seguida, explicitar a relação entre tais epistemologias e a prática pedagógica, emergindo disso nossa opção por uma educação dialógica e libertadora, da qual se depreende, entre outras coisas, a relevância da história da ciência sob diversos aspectos. Fundamentado nessa perspectiva, aborda-se o conceito de tempo, de extrema importância no âmbito da Física, resultando na construção de um texto destinado preferencialmente a professores de Ciências, a partir da re-leitura de uma pesquisa histórica sobre esse tema.
Palavras Chave
Epistemologia, Conceito de Tempo, práticas pedagógicas
Epistemologia, Conceito de Tempo, práticas pedagógicas
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
História da Ciência, Filosofia da Ciência
História da Ciência, Filosofia da Ciência