O uso de objetos de aprendizagem (oa) em ensino de Ciências.

Título
O uso de objetos de aprendizagem (oa) em ensino de Ciências.
Autor
Caroline de Oliveira Martins
Orientação
Osmar Cavassan
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2010
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
o surgimento de novas tecnologias proporcionou ao ensino de ciências uma oportunidade de utilizar novos recursos em práticas pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem. No ensino de ciências, dentro do tema de ecossistemas terrestres, estes recursos propiciam ao professor simular fenômenos de ambientes naturais através de animações ou vídeos, aproximando os alunos do ambiente real complementando a aula teórica. Entretanto discussões acerca do uso de recursos tecnológicos levantam a dúvida sobre as vantagens e desvantagens do uso de tecnologias na sala de aula quando comparadas a outros recursos como aulas práticas de campo. os objetos de aprendizagem são recursos tecnológicos que permitem que o professor possam ampliar sua prática pedagógica dando enfoques diferentes para o tema a ser abordado, tornando assim sua prática docente atraente e estimulante para os alunos, mas estes recursos podem trazer no seu conteúdo de erros conceituais que implicam em uma dificuldade de aprendizagem do temo. Entretanto as aulas práticas de campo trazem as vantagens de estimular nos alunos os sentidos como o olfato e tato, mas trazem dificuldades como locomoção dos alunos para o ambiente de estudo e necessidade de mais tempo disponível para abordagem de temas. Diante dessa discussão os objetivos da pesquisa foram de efetuar a análise de conteúdos (imagens, textos, animações, vídeos) encontrados em objetos de aprendizagem que abordam o tema ecossistemas terrestres naturais do ponto de vista da teoria construtivista do conhecimento. Além da análise de conteúdos, pretende-se investigar a partir da visão de professores possíveis limitações encontradas no uso dessas ferramentas tecnológicas como complemento de aulas teóricas, quando comparadas com aulas práticas de campo. A pesquisa foi feita em três etapas. O primeiro momento foi feita a busca no site do rived (rede interativa virtual de educação) dos objetos de aprendizagem a serem analisados na pesquisa que abordavam o tema ecossistema terrestres. Foram encontrados seis objetos de aprendizagem. Após a seleção destes objetos de aprendizagem foi feita uma análise inicial para categorização dos conteúdos encontrados nos objetos. No segundo momento foram feitas entrevistas com professores para fazermos um paralelo entre a visão dos professores entrevistados diante dos objetos de aprendizagem. A análise dos objetos de aprendizagem e as falas obtidas nas entrevistas foram categorizadas e utilizadas na terceira etapa da pesquisa para discussão dos resultados obtidos. Conclui-se que o uso de objetos de aprendizagem para o ensino de ecossistemas terrestres mostra-se, no geral, promissor na construção do conhecimento. Pois os objetos de aprendizagem, analisados nessa pesquisa, atendem a critérios da teoria de educação da linha construtivista no momento de criação de atividades. O mesmo ocorre com a tentativa, mesmo que parcial, de dar ao aluno uma visão holística do ambiente e tentar reproduzir/simular os ambientes o mais próximo possível das relações encontradas pelos alunos em ambientes naturais. Os objetos de aprendizagem, diante do analisado, mostram-se como recursos suplementares ao processo de ensino. Podem ser utilizados como ferramentas auxiliares às aulas teóricas dos professores, uma vez que, além de apresentar preocupações com o conteúdo e a construção do conhecimento, são ferramentas interativas e motivadoras.
Palavras Chave
tecnologia educacional, aulas práticas de campo, ecossistemas terrestres

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