A educação sexual em tempos de AIDS: um caminho possível para uma ação no âmbito escolar
Título
A educação sexual em tempos de AIDS: um caminho possível para uma ação no âmbito escolar
A educação sexual em tempos de AIDS: um caminho possível para uma ação no âmbito escolar
Educação
Autor
João Carlos Martins
João Carlos Martins
Orientação
Claudia Leme Ferreira Davis
Claudia Leme Ferreira Davis
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho teve como objetivo levantar os pontos nodais que devem ser, segundo os professores, contemplados em uma proposta de Educação Sexual, em tempos de AIDS, para alunos do ensino fundamental e Médio, numa perspectiva sócio-histórica. Nesta perspectiva, a mediação social é fundamental, tanto para a apropriação de condutas sexuais que não envolvam ou minimizem riscos, como para a reflexão sobre nossas práticas sexuais. O trabalho se organizou em torno de um levantamento teórico sobre o assunto e, a partir daí, desenvolveram-se formas de inseri-lo na realidade escolar. Assim, desenvolvemos uma pesquisa com professores e alunos onde os primeiros prepararam uma atividade que, desenvolvida com os alunos, possibilitou o levantamento das dúvidas e dificuldades para se trabalhar com sexo, sexualidade, AIDS e DST dentro da escola. Estas questões abriram uma outra reflexão sobre a preparação dos professores para o importante trabalho de formação junto aos seus alunos, e sobre como os educadores tratam esses assuntos. Podemos afirmar que os resultados da pesquisa confirmaram nossa hipótese de que cabe aos professores fazer da escola um ambiente privilegiado para a auto-reflexão e para a reflexão sobre a realidade. O desafio está em encontrarmos um caminho que não exponha a intimidade do professor e, ao mesmo tempo, garanta na escola este trabalho, fundamental para os alunos, e também oportunize momentos de troca e formação para os professores e pais. Possibilidades para esta ação é o que tentamos desenvolver neste trabalho.
Este trabalho teve como objetivo levantar os pontos nodais que devem ser, segundo os professores, contemplados em uma proposta de Educação Sexual, em tempos de AIDS, para alunos do ensino fundamental e Médio, numa perspectiva sócio-histórica. Nesta perspectiva, a mediação social é fundamental, tanto para a apropriação de condutas sexuais que não envolvam ou minimizem riscos, como para a reflexão sobre nossas práticas sexuais. O trabalho se organizou em torno de um levantamento teórico sobre o assunto e, a partir daí, desenvolveram-se formas de inseri-lo na realidade escolar. Assim, desenvolvemos uma pesquisa com professores e alunos onde os primeiros prepararam uma atividade que, desenvolvida com os alunos, possibilitou o levantamento das dúvidas e dificuldades para se trabalhar com sexo, sexualidade, AIDS e DST dentro da escola. Estas questões abriram uma outra reflexão sobre a preparação dos professores para o importante trabalho de formação junto aos seus alunos, e sobre como os educadores tratam esses assuntos. Podemos afirmar que os resultados da pesquisa confirmaram nossa hipótese de que cabe aos professores fazer da escola um ambiente privilegiado para a auto-reflexão e para a reflexão sobre a realidade. O desafio está em encontrarmos um caminho que não exponha a intimidade do professor e, ao mesmo tempo, garanta na escola este trabalho, fundamental para os alunos, e também oportunize momentos de troca e formação para os professores e pais. Possibilidades para esta ação é o que tentamos desenvolver neste trabalho.
Palavras Chave
Currículo, Ensino Médio, Interdisciplinaridade, Matemática
Currículo, Ensino Médio, Interdisciplinaridade, Matemática
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Conteúdo-Método
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