Ambientes de aprendizagem e experimentoteca-ludoteca

Título
Ambientes de aprendizagem e experimentoteca-ludoteca
Ensino de Ciências
Autor
José Eduardo Martins
Orientação
Norberto Cardoso Ferreira
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho analisa alguns ambientes de aprendizagem que podem contribuir para o aprimoramento de professores de ciências, em particular aos de física. Partimos de uma contextualização do projeto logo que serviu como paradigma para o desenvolvimento de nossa análise. Dessa forma, são discutidas, alem das ideias de Papert com relação ao programa logo, outras formas de atuação que podem ser enquadradas como ambientes de aprendizagem, bem como as maneiras como tais ambientes podem ser utilizados pelos professores. Incluímos assim, ambientes para os quais existe uma fundamentação teórica bem definida como os cantinhos de Freinet, além de outros, que podem ser enquadrados em outras bases cuja fundamentação é explicada em cada caso. Apresentamos, dessa forma, a física no playground, as exposições didáticas e o pequeno museu de ciências. Aqui usamos, para efeito de análise, o laboratório de demonstrações do Ifusp. Terminamos o nosso trabalho com uma descrição do projeto experimentoteca-ludoteca, onde todas as ideias discutidas anteriormente são retomadas
Palavras Chave
Currículo, Ensino Médio, Interdisciplinaridade, Matemática

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos