Objetos técnicos em processo de transição: do ambiente escolar ao ambiente expositivo.
Título
Objetos técnicos em processo de transição: do ambiente escolar ao ambiente expositivo.
Objetos técnicos em processo de transição: do ambiente escolar ao ambiente expositivo.
Autor
Nara Maria Jaber Martins
Nara Maria Jaber Martins
Orientação
Paulo Cezar dos Santos Ventura
Paulo Cezar dos Santos Ventura
Instituição
CEFET-MG
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Nesta dissertação a pesquisa tem o objetivo de entender o processo de transição dos objetos técnicos do Curso de Eletrônica, do ambiente escolar ao expositivo. A metodologia utilizada foi a entrevista semi-estruturada e a observação assistemática para os fatos observados. Nas entrevistas é analisado os discursos dos professores nos dois ambientes com os objetivos técnicos. A pesquisa teórica principal é a teoria filosófica “do modo de existência dos objetos técnicos” – Gilbert Simondon (1989) e do processo de negociação – Ventura (2001) onde buscamos a conciliação da teoria e da prática visando também uma aproximação entre técnica e cultura. Dessa forma, conhecer os discursos e saberes dos professores em sua vivência com objetos técnicos nos dois contextos escolar e expositivo. Os objetos técnicos foram estudados nesses ambientes com o objetivo de conhecer sua concepção, sua origem, seu uso e função no ambiente escolar e no ambiente expositivo e sua transição de um ambiente a outro. Através dos processos de negociação propomos a troca de experiência entre os dois ambientes para vulgarização técnica e científica dos objetos técnicos.
Nesta dissertação a pesquisa tem o objetivo de entender o processo de transição dos objetos técnicos do Curso de Eletrônica, do ambiente escolar ao expositivo. A metodologia utilizada foi a entrevista semi-estruturada e a observação assistemática para os fatos observados. Nas entrevistas é analisado os discursos dos professores nos dois ambientes com os objetivos técnicos. A pesquisa teórica principal é a teoria filosófica “do modo de existência dos objetos técnicos” – Gilbert Simondon (1989) e do processo de negociação – Ventura (2001) onde buscamos a conciliação da teoria e da prática visando também uma aproximação entre técnica e cultura. Dessa forma, conhecer os discursos e saberes dos professores em sua vivência com objetos técnicos nos dois contextos escolar e expositivo. Os objetos técnicos foram estudados nesses ambientes com o objetivo de conhecer sua concepção, sua origem, seu uso e função no ambiente escolar e no ambiente expositivo e sua transição de um ambiente a outro. Através dos processos de negociação propomos a troca de experiência entre os dois ambientes para vulgarização técnica e científica dos objetos técnicos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos