O conteúdo sobre sistema imunológico nos livros didáticos de ensino médio
Título
O conteúdo sobre sistema imunológico nos livros didáticos de ensino médio
O conteúdo sobre sistema imunológico nos livros didáticos de ensino médio
Autor
Vânia Galindo Massabni
Vânia Galindo Massabni
Orientação
Maria Sueli Parreira de Arruda
Maria Sueli Parreira de Arruda
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A revisão dos tópicos a serem explorados no conteúdo sobre Ciência, assim como a maneira de abordá-los na escola, é foco de atenção tanto de pesquisadores em Ensino de Ciências dos especialistas que propuseram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A preocupação desses educadores se deve, principalmente, à ineficácia do ensino como tem sido tradicionalmente conduzido. Considerando essa premissa, pesquisas conduzidas na área reforçam que é preciso considerar que o conhecimento passa por um processo de construção na mente do aluno, que muitas vezes possui conceitos alternativos àqueles que se quer ensinar. Do mesmo modo, nos últimos anos, nota-se que há valorização de tópicos que abordem tecnologia e sociedade nas disciplinas científicas. Considerando as idéias acima, o presente estudo teve como objetivo de analisar o conteúdo sobre sistema imunológico nos livros didáticos de Biologia. Para tanto, foram selecionados, através de questionário, os livros mais utilizados pelos docentes de Biologia do ensino médio da cidade de Araraquara, SP, em 1998; o conteúdo dos livros indicados foi avaliado através de uma Ficha para Análise, fundamentada nas idéias sobre o tema em estudo e sobre o Ensino de Ciências. De modo geral, os livros analisados dão pouca ênfase a assuntos referentes ao sistema imunológico. Na maioria deles, estão localizados ao longo dos livros, não em um tópico específico; raramente, o sistema imune é abordado como tal, sendo que apenas 2 livros didáticos o exploram isoladamente, como fazem com outros sistemas do organismo. Aliado a isso, muitas das informações são apresentadas de modo superficial, dificultando a compreensão por parte do leitor. Em alguns trechos, essas informações se fazem acompanhar por numerosos termos especializados, estão contidas em frases ilógicas ou, ainda, estão confusas. Embora não freqüentes, quando considerados em conjunto, os aspectos mencionados assumem importância, particularmente porque o tema é abordado em poucas páginas. Assim, da forma como estão apresentados, esses livros pouco podem auxiliar o leitor na compreensão dos mecanismos de defesa do organismo. De forma mais aguda, chama a atenção a ausência de conceitos essenciais como, por exemplo, o conceito de memória imunológica, que permite entender os mecanismos que promovem a imunidade do organismo através do uso de vacinas. Verifica-se, em todos os livros avaliados, a idéia de que o organismo possui um sistema capaz de reagir frente a substâncias estranhas ao seu código genético, denominadas antígenos. Do mesmo modo, quando tratam o tema prevenção, sempre abordam a vacinação - o que é positivo -, embora nem sempre o façam de modo adequado. Finalmente, seria desejável que os livros didáticos associassem a participação das condições de vida na prevenção de doenças, incluindo aí referências ao sistema que atua nessa prevenção - o sistema imunológico -, o que não ocorre na prática. Como os processos de defesa são raramente mencionados e, quando o são, as informações parecem pouco esclarecedoras, a maior parte desses livros dificulta a constatação pelo leitor de que o sistema imunológico é de fundamental importância para a manutenção da saúde.
A revisão dos tópicos a serem explorados no conteúdo sobre Ciência, assim como a maneira de abordá-los na escola, é foco de atenção tanto de pesquisadores em Ensino de Ciências dos especialistas que propuseram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A preocupação desses educadores se deve, principalmente, à ineficácia do ensino como tem sido tradicionalmente conduzido. Considerando essa premissa, pesquisas conduzidas na área reforçam que é preciso considerar que o conhecimento passa por um processo de construção na mente do aluno, que muitas vezes possui conceitos alternativos àqueles que se quer ensinar. Do mesmo modo, nos últimos anos, nota-se que há valorização de tópicos que abordem tecnologia e sociedade nas disciplinas científicas. Considerando as idéias acima, o presente estudo teve como objetivo de analisar o conteúdo sobre sistema imunológico nos livros didáticos de Biologia. Para tanto, foram selecionados, através de questionário, os livros mais utilizados pelos docentes de Biologia do ensino médio da cidade de Araraquara, SP, em 1998; o conteúdo dos livros indicados foi avaliado através de uma Ficha para Análise, fundamentada nas idéias sobre o tema em estudo e sobre o Ensino de Ciências. De modo geral, os livros analisados dão pouca ênfase a assuntos referentes ao sistema imunológico. Na maioria deles, estão localizados ao longo dos livros, não em um tópico específico; raramente, o sistema imune é abordado como tal, sendo que apenas 2 livros didáticos o exploram isoladamente, como fazem com outros sistemas do organismo. Aliado a isso, muitas das informações são apresentadas de modo superficial, dificultando a compreensão por parte do leitor. Em alguns trechos, essas informações se fazem acompanhar por numerosos termos especializados, estão contidas em frases ilógicas ou, ainda, estão confusas. Embora não freqüentes, quando considerados em conjunto, os aspectos mencionados assumem importância, particularmente porque o tema é abordado em poucas páginas. Assim, da forma como estão apresentados, esses livros pouco podem auxiliar o leitor na compreensão dos mecanismos de defesa do organismo. De forma mais aguda, chama a atenção a ausência de conceitos essenciais como, por exemplo, o conceito de memória imunológica, que permite entender os mecanismos que promovem a imunidade do organismo através do uso de vacinas. Verifica-se, em todos os livros avaliados, a idéia de que o organismo possui um sistema capaz de reagir frente a substâncias estranhas ao seu código genético, denominadas antígenos. Do mesmo modo, quando tratam o tema prevenção, sempre abordam a vacinação - o que é positivo -, embora nem sempre o façam de modo adequado. Finalmente, seria desejável que os livros didáticos associassem a participação das condições de vida na prevenção de doenças, incluindo aí referências ao sistema que atua nessa prevenção - o sistema imunológico -, o que não ocorre na prática. Como os processos de defesa são raramente mencionados e, quando o são, as informações parecem pouco esclarecedoras, a maior parte desses livros dificulta a constatação pelo leitor de que o sistema imunológico é de fundamental importância para a manutenção da saúde.
Palavras Chave
Livro Didático; Ensino de Ciências; Sistema Imunológico
Livro Didático; Ensino de Ciências; Sistema Imunológico
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
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Foco Temático
Recursos Didáticos
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