Admirável mundo novo: a ciência, os cientistas e a dupla hélice sob o olhar de estudantes.
Título
Admirável mundo novo: a ciência, os cientistas e a dupla hélice sob o olhar de estudantes.
Admirável mundo novo: a ciência, os cientistas e a dupla hélice sob o olhar de estudantes.
Autor
Luisa Medeiros Massarani
Luisa Medeiros Massarani
Orientação
Roberto Lent
Roberto Lent
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo desta tese foi analisar aspectos da cultura científica no Brasil, tomando como ponto de partida pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas com estudantes universitários e de ensino médio no Rio de Janeiro. Foram analisados 1.065 questionários, dos quais 455 provenientes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oriundos de cinco cursos (Ciências Sociais, Biologia, Medicina, Engenharia e Física). Os demais questionários foram preenchidos por alunos de nove escolas de ensino médio (370 de escolas públicas; 240 de escolas privadas). Essa parte da pesquisa foi dedicada às atitudes que os jovens têm perante a Ciência, o trabalho dos cientistas e a aplicação das pesquisas científicas. Analisamos também a percepção que os estudantes de ensino médio têm das novas tecnologias e dos novos usos da Genética e o papel que os genes têm na formação das características dos indivíduos, sob a ótica desses alunos. Nas pesquisas qualitativas realizadas com os estudantes de 2o e 3o graus foram abordados temas gerais da Ciência, da Genética Moderna e suas aplicações. Utilizou-se aqui a metodologia dos grupos de discussão (focus groups), tendo como elemento catalisador do debate trechos de GATTACA, filme de ficção científica. A tese não tem a pretensão de espelhar uma amostra fidedigna da população escolar brasileira, ou mesmo do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso sobre cultura científica, em que se parte de um estudo descritivo dos dados obtidos junto aos grupos analisados. Apresenta-se, então, um conjunto de reflexões sobre os resultados encontrados, ancorado nessas observações e, ainda, em análises sobre o contexto mediático no qual esses jovens estão inseridos e sobre as diversas concepções acerca da cultura científica. Algumas possíveis implicações desses resultados para as atividades de divulgação científica são também discutidas.
O objetivo desta tese foi analisar aspectos da cultura científica no Brasil, tomando como ponto de partida pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas com estudantes universitários e de ensino médio no Rio de Janeiro. Foram analisados 1.065 questionários, dos quais 455 provenientes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oriundos de cinco cursos (Ciências Sociais, Biologia, Medicina, Engenharia e Física). Os demais questionários foram preenchidos por alunos de nove escolas de ensino médio (370 de escolas públicas; 240 de escolas privadas). Essa parte da pesquisa foi dedicada às atitudes que os jovens têm perante a Ciência, o trabalho dos cientistas e a aplicação das pesquisas científicas. Analisamos também a percepção que os estudantes de ensino médio têm das novas tecnologias e dos novos usos da Genética e o papel que os genes têm na formação das características dos indivíduos, sob a ótica desses alunos. Nas pesquisas qualitativas realizadas com os estudantes de 2o e 3o graus foram abordados temas gerais da Ciência, da Genética Moderna e suas aplicações. Utilizou-se aqui a metodologia dos grupos de discussão (focus groups), tendo como elemento catalisador do debate trechos de GATTACA, filme de ficção científica. A tese não tem a pretensão de espelhar uma amostra fidedigna da população escolar brasileira, ou mesmo do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso sobre cultura científica, em que se parte de um estudo descritivo dos dados obtidos junto aos grupos analisados. Apresenta-se, então, um conjunto de reflexões sobre os resultados encontrados, ancorado nessas observações e, ainda, em análises sobre o contexto mediático no qual esses jovens estão inseridos e sobre as diversas concepções acerca da cultura científica. Algumas possíveis implicações desses resultados para as atividades de divulgação científica são também discutidas.
Palavras Chave
Cultura científica;compreensão pública;percepção pública da;
Cultura científica;compreensão pública;percepção pública da;
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno