Contribuições de Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em Química.
Título
Contribuições de Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em Química.
Contribuições de Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em Química.
Autor
Luciana Massi
Luciana Massi
Orientação
Salete Linhares Queiróz
Salete Linhares Queiróz
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química – Química Analítica
Instituto de Química – Química Analítica
Ano
2008
2008
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esta pesquisa tem sua origem no seguinte questionamento: o "fazer pesquisa" (desenvolver estágio de Iniciação Científica) é um fator relevante para a apropriação da linguagem científica pelo aluno de graduação em Química Como se dá essa apropriação Com o intuito de elucidar esse questionamento observamos o percurso trilhado durante um ano por dois alunos de Iniciação Científica em Química. Nesse período realizamos entrevistas com os orientadores e os alunos, além de observações no local, as quais incluíram gravações em áudio e coleta de materiais orais e escritos produzidos pelos alunos, relacionados ao desenvolvimento das suas pesquisas. Procuramos subsídios para a interpretação dos dados, nos estudos da Sociologia e Antropologia da Ciência, desenvolvidos por Latour e Woolgar, e na Análise do Discurso de linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi, especialmente quanto às noções de tipologia do discurso e autoria. A análise dos resultados com relação à tipologia revelou nos diálogos entre orientadores e alunos, ocorridos no laboratório, um deslocamento do discurso predominantemente autoritário para um discurso polêmico. Quanto à autoria percebemos na produção do relatório de pesquisa o exercício da repetição empírica e formal, além do uso da repetição histórica, que demonstra a posição de autor ocupada pelos alunos. Observamos ainda na produção de trabalhos para congressos o uso de diferentes tipos de enunciados científicos, classificados por Latour e Woolgar, em diferentes situações que evidenciam a utilização adequada da linguagem científica. Essa investigação nos levou à percepção sobre a influência da Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica, e indicou que esse processo se deu por meio da troca com os pares, da imitação de modelos, e, principalmente, da vivência da pesquisa.
Esta pesquisa tem sua origem no seguinte questionamento: o "fazer pesquisa" (desenvolver estágio de Iniciação Científica) é um fator relevante para a apropriação da linguagem científica pelo aluno de graduação em Química Como se dá essa apropriação Com o intuito de elucidar esse questionamento observamos o percurso trilhado durante um ano por dois alunos de Iniciação Científica em Química. Nesse período realizamos entrevistas com os orientadores e os alunos, além de observações no local, as quais incluíram gravações em áudio e coleta de materiais orais e escritos produzidos pelos alunos, relacionados ao desenvolvimento das suas pesquisas. Procuramos subsídios para a interpretação dos dados, nos estudos da Sociologia e Antropologia da Ciência, desenvolvidos por Latour e Woolgar, e na Análise do Discurso de linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi, especialmente quanto às noções de tipologia do discurso e autoria. A análise dos resultados com relação à tipologia revelou nos diálogos entre orientadores e alunos, ocorridos no laboratório, um deslocamento do discurso predominantemente autoritário para um discurso polêmico. Quanto à autoria percebemos na produção do relatório de pesquisa o exercício da repetição empírica e formal, além do uso da repetição histórica, que demonstra a posição de autor ocupada pelos alunos. Observamos ainda na produção de trabalhos para congressos o uso de diferentes tipos de enunciados científicos, classificados por Latour e Woolgar, em diferentes situações que evidenciam a utilização adequada da linguagem científica. Essa investigação nos levou à percepção sobre a influência da Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica, e indicou que esse processo se deu por meio da troca com os pares, da imitação de modelos, e, principalmente, da vivência da pesquisa.
Palavras Chave
Iniciação científica; Linguagem científica; Química
Iniciação científica; Linguagem científica; Química
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno