O desenvolvimento de habilidades de orientação espacial pela mediação pedagógica do software Logo: Possibilidades e limites para a educação geográfica no ensino fundamental.
Título
O desenvolvimento de habilidades de orientação espacial pela mediação pedagógica do software Logo: Possibilidades e limites para a educação geográfica no ensino fundamental.
O desenvolvimento de habilidades de orientação espacial pela mediação pedagógica do software Logo: Possibilidades e limites para a educação geográfica no ensino fundamental.
Autor
Vandeir Robson da Silva Matias
Vandeir Robson da Silva Matias
Orientação
Santos
Santos
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências
Instituto de Geociências
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Belo Horizonte/GO
Belo Horizonte/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A informática educativa vem sendo adotada progressivamente no processo de ensino da Geografia como forma mediadora da aprendizagem. O presente estudo analítico estabelece a relação entre desenvolvimento de habilidades de orientação espacial, linguagem de programação, psicologia cognitiva e Geografia. Pressupõe-se que o uso do software LOGO favorece a emersão de capacidades cognitivas que propiciarão a aquisição de noções topológicas, projetivas e euclidianas, descritas por Jean Piaget e Barbel Inhelder. Essas noções influenciam diretamente na aquisição e processamento do conhecimento geográfico. Os resultados alcançados sugerem que o LOGO é um recurso apropriado para o desenvolvimento da competência orientação espacial, sobretudo aquelas denominadas projetivas e euclidianas, mais complexas e associadas ao espaço matemático. A pesquisa oferece subsídios para (re)pensar a utilização de ambientes computacionais no contexto educacional brasileiro, asssim como a criação de novas metodologias para avaliação de softwares educativos.
A informática educativa vem sendo adotada progressivamente no processo de ensino da Geografia como forma mediadora da aprendizagem. O presente estudo analítico estabelece a relação entre desenvolvimento de habilidades de orientação espacial, linguagem de programação, psicologia cognitiva e Geografia. Pressupõe-se que o uso do software LOGO favorece a emersão de capacidades cognitivas que propiciarão a aquisição de noções topológicas, projetivas e euclidianas, descritas por Jean Piaget e Barbel Inhelder. Essas noções influenciam diretamente na aquisição e processamento do conhecimento geográfico. Os resultados alcançados sugerem que o LOGO é um recurso apropriado para o desenvolvimento da competência orientação espacial, sobretudo aquelas denominadas projetivas e euclidianas, mais complexas e associadas ao espaço matemático. A pesquisa oferece subsídios para (re)pensar a utilização de ambientes computacionais no contexto educacional brasileiro, asssim como a criação de novas metodologias para avaliação de softwares educativos.
Palavras Chave
Geografia; desenvolvimento cognitivo;ambientes computacionais
Geografia; desenvolvimento cognitivo;ambientes computacionais
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geociências, Geral
Geociências, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos