A educação para conservação do ambiente na Área de Proteção Ambiental da região de Sousas e Joaquim Egídio, Campinas, SP
Título
A educação para conservação do ambiente na Área de Proteção Ambiental da região de Sousas e Joaquim Egídio, Campinas, SP
A educação para conservação do ambiente na Área de Proteção Ambiental da região de Sousas e Joaquim Egídio, Campinas, SP
Autor
Martha Mattosinho
Martha Mattosinho
Orientação
Celso Dal Ré Carneiro
Celso Dal Ré Carneiro
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências
Instituto de Geociências
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho explora algumas possibilidades educacionais, direcionadas à problemática ambiental próxima, para sensibilizar docentes das escolas da Área de Proteção Ambiental - APA da região de Sousas e Joaquim Egídio sobre a riqueza e complexidade do ambiente da APA. A ampliação do espírito crítico e da cidadania da comunidade local é um objetivo específico. A busca pelo desenvolvimento de posturas e atitudes condizentes com a preservação ambiental focalizou docentes e, eventualmente, alunos e familiares destes. O território da APA localiza-se no quadrante nordeste do município de Campinas, possui atributos naturais e culturais que merecem ser protegidos, por estarem mais bem preservados. A APA é local privilegiado para desenvolvimento de atividades de educação para conservação do ambiente, aqui entendida como sinônimo de "Educação Ambiental", por ser um laboratório vivo que possibilita entrar em contato direto com diferentes ecossistemas que podem ser estudados e compreendidos, por meio de processos de educação formal ou não-formal. A abordagem envolveu levantamentos sobre a realidade das escolas, o "dia-a-dia", dos professores, a motivação para questões ambientais locais e divulgação de informações sobre a APA, planejamento e legislação ambiental. Estimulou-se melhor desempenho profissional dos docentes, por meio de trabalhos práticos com os alunos e identificação de novos temas interesse para facilitar o trabalho do professor. Esses temas geradores dizem respeito a: (1) Geologia e Fisiografia da região; (2) formação histórica; (3) água, poluição e enchentes; (4) cobertura vegetal. Todos os temas incluem sugestões de atividades com alunos, dando ênfase às práticas de campo (ou estudos do meio). O desenvolvimento do trabalho permite concluir que o processo educativo direcionado à conservação do ambiente é fundamental para se alcançar a preservação ambiental, tão necessária em uma APA. Ficou claro ainda que a participação da comunidade é lenta e gradual, porém leva a uma conscientização que pode e deve ser agilizada por meio da Educação, seja ela formal ou não-formal.
Este trabalho explora algumas possibilidades educacionais, direcionadas à problemática ambiental próxima, para sensibilizar docentes das escolas da Área de Proteção Ambiental - APA da região de Sousas e Joaquim Egídio sobre a riqueza e complexidade do ambiente da APA. A ampliação do espírito crítico e da cidadania da comunidade local é um objetivo específico. A busca pelo desenvolvimento de posturas e atitudes condizentes com a preservação ambiental focalizou docentes e, eventualmente, alunos e familiares destes. O território da APA localiza-se no quadrante nordeste do município de Campinas, possui atributos naturais e culturais que merecem ser protegidos, por estarem mais bem preservados. A APA é local privilegiado para desenvolvimento de atividades de educação para conservação do ambiente, aqui entendida como sinônimo de "Educação Ambiental", por ser um laboratório vivo que possibilita entrar em contato direto com diferentes ecossistemas que podem ser estudados e compreendidos, por meio de processos de educação formal ou não-formal. A abordagem envolveu levantamentos sobre a realidade das escolas, o "dia-a-dia", dos professores, a motivação para questões ambientais locais e divulgação de informações sobre a APA, planejamento e legislação ambiental. Estimulou-se melhor desempenho profissional dos docentes, por meio de trabalhos práticos com os alunos e identificação de novos temas interesse para facilitar o trabalho do professor. Esses temas geradores dizem respeito a: (1) Geologia e Fisiografia da região; (2) formação histórica; (3) água, poluição e enchentes; (4) cobertura vegetal. Todos os temas incluem sugestões de atividades com alunos, dando ênfase às práticas de campo (ou estudos do meio). O desenvolvimento do trabalho permite concluir que o processo educativo direcionado à conservação do ambiente é fundamental para se alcançar a preservação ambiental, tão necessária em uma APA. Ficou claro ainda que a participação da comunidade é lenta e gradual, porém leva a uma conscientização que pode e deve ser agilizada por meio da Educação, seja ela formal ou não-formal.
Palavras Chave
Educação Ambiental, conservação,
Educação Ambiental, conservação,
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor
Conteúdo-Método, Características do Professor