O ensino de Ciência na educação básica: um estudo de caso a partir da concepção da Ciência de Bruno Latour.

Título
O ensino de Ciência na educação básica: um estudo de caso a partir da concepção da Ciência de Bruno Latour.
Autor
Maria Eloy May
Orientação
Adolfo Ramos Lamar
Instituição
FURB
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
Cidade / UF
Blumenau/SC
Dependência Administrativa:
Municipal
Resumo
No Ensino de Ciências, é crescente o interesse em discutir as idéias filosóficas que permeiam as atividades experimentais. Nesse sentido, se discutem com os alunos entre outras idéias, as relacionadas com o modelo de ciência a ser seguido; a relação teoria e experimento e o lugar do cientista na sociedade. A crítica da Epistemologia positivista ocupa um espaço importante nessas discussões. Como parte dessa crítica, uma posição que está ganhando maior importância no ensino de ciências em nível internacional e no Brasil, é a chamada Nova Sociologia da Ciência. Nesse contexto, o presente trabalho aborda o Ensino de Biologia a partir da Nova Sociologia da Ciência, em particular da perspectiva de um seus principais representantes: Bruno Latour. A pesquisa constitui um estudo de caso da Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida – Benedito Novo (SC), da terceira fase do Ensino Médio. Os dados foram coletados através de entrevista, observação, questionário e levantamento bibliográfico. As informações foram abordadas de forma qualitativa. Na pesquisa, se constatou, entre os alunos pesquisados, o predomínio de idéias muito ligadas à Epistemologia positivista em relação aos significados atribuídos à ciência, ao cientista e à ciência social.
Palavras Chave
nova Sociologia da Ciência, epistemologia, ensino de Biologia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Filosofia da Ciência