Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental.

Título
Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental.
Autor
Jorge Megid Neto
Orientação
Hilário Fracalanza
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Verifica a existência de significativa produção acadêmica sobre o Ensino de Ciências no Brasil, precária e inadequadamente divulgada, e cujos resultados e contribuições raramente são estudados em seu conjunto. Desse modo, não se avaliam os conhecimentos já alcançados, e estes conhecimentos pouco subsidiam novas pesquisas na área, além de não estarem acessíveis à comunidade escolar da educação básica. Assim, procura descrever e analisar as principais características e tendências da pesquisa acadêmica sobre o Ensino de Ciências no Brasil, representada pelo conjunto de teses e dissertações defendidas até 1995 e relativas à educação científica em suas diversas modalidades curriculares e níveis de escolarização. Focaliza de maneira mais particular 212 trabalhos voltados para o ensino fundamental, estudando-os em função dos seguintes aspectos: autor e orientador do trabalho; instituição e unidade acadêmica; ano de defesa; grau de titulação acadêmica; nível escolar abrangido no estudo; área de conteúdo do currículo escolar ou área afim à educação científica; gênero de trabalho acadêmico (ou tipo de pesquisa); e foco temático do estudo. Apresenta diversos resultados sobre o desenvolvimento da produção acadêmica na área desde a década de 70, tais como: a) elevada concentração de trabalhos em instituições dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro; b) crescimento significativo do número de defesas por ano, a partir de meados da década de 80 e principalmente nos últimos anos do período analisado; c) carência de estudos mais voltados para o ensino de Ciências nas séries iniciais do nível fundamental e também na educação infantil; d) ausência de estudos de intervenção na prática escolar conjugando as diversas áreas de conhecimento comumente abrangidas pelo ensino de Ciências no nível fundamental, ou lidando com as várias disciplinas do currículo de forma articulada e interdisciplinar. Nota-se, ainda, que a produção acadêmica sobre o Ensino de Ciências no nível fundamental está centrada em questões mais internas do processo ensino-aprendizagem escolar, visando a melhoria da formação psico-cognitiva e moral dos alunos e a apreensão e compreensão dos conhecimentos científicos formalizados e de alguns aspectos do funcionamento da natureza. Poucas pesquisas investem na abordagem das relações entre ciência e sociedade e do compromisso social da escola e da Educação em Ciências. Também, não há preocupação, na grande maioria dos trabalhos, em tratar a realidade e o cotidiano dos alunos com intuito de promover, no mínimo, pequenas transformações nessa realidade e nesse cotidiano como meta do processo educacional.
Palavras Chave
Ensino de Ciências, pesquisa educacional, produção acadêmica.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
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