O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de Biologia.

Título
O conceito de organismo: uma introdução à epistemologia do conhecimento biológico na formação de graduandos de Biologia.
Autor
Fernanda Aparecida Meglioratti
Orientação
Ana Maria de Andrade Caldeira
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2009
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Na descrição hierárquica do conhecimento biológico, o ser vivo é considerado como ponto central nas relações engendradas pelos seguintes níveis: ambiente externo (ecológico/ evolutivo), organismo e ambiente interno (genético/ molecular). O organismo compreendido como nível focal da discussão biológica pode ressaltar a autonomia da Biologia em relação às outras áreas do conhecimento científico. No contexto do ensino, assume-se que as discussões epistemológicas do conhecimento biológico podem promover uma compreensão mais integrada dos fenômenos biológicos. Assim, organizou-se um grupo de pesquisa com graduandos de um curso de Ciências Biológicas para discutir conceitos centrais do conhecimento biológico, entre eles, o conceito de organismo. Esta pesquisa teve como objetivos: 1) Elaborar uma caracterização do conceito de organismo, partindo de uma abordagem hierárquica, integrando as discussões advindas da Filosofia da Biologia contemporânea referentes aos conceitos de auto-organização, autonomia agencial, propriedades emergentes e níveis hierárquicos; 2) Analisar como o conceito de organismo se impõe frente às explicações de vida presentes na literatura contemporânea da Filosofia da Biologia; 3) Utilizar a discussão teórica relativa ao conceito de organismo como fundamentação de um grupo de “Pesquisas em Epistemologia da Biologia”, verificando as contribuições desse aporte teórico para a formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas na área de Epistemologia da Biologia e Ensino de Ciências; 4) Analisar as discussões e produções escritas ocorridas no desenvolvimento do grupo de “Pesquisas em Epistemologia da Biologia” que abordaram o conceito de organismo, com a finalidade de verificar se uma abordagem hierárquica tendo o organismo como nível focal contribui para uma visão integrada do conhecimento biológico pelos graduandos de Biologia. Com base nos referenciais teóricos advindos da Filosofia da Biologia, o conceito de organismo foi explicitado como unidade autônoma, histórica e evolutivamente construída, possuindo propriedades que emergem no nível orgânico. Esse conceito de organismo foi relacionado às explicações de vida presentes na literatura, verificando que este ocupa um papel integrador em relação aos diferentes níveis hierárquicos em duas das explicações de vida analisadas: vida como interpretação de signos e vida como população de autômatos evolutivamente e coletivamente construídos. Na parte empírica da pesquisa os dados apontam para uma visão mais sistêmica do conceito de organismo e uma visão mais integrada do conhecimento biológico pelos graduandos de biologia, bem como, para a importância do grupo na formação de pesquisadores desses alunos
Palavras Chave
organismo, vida, epistemologia da Biologia

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores, Formação de Conceitos, Características do Professor