Um estudo do contexto histórico das contribuições de Mendeleev para construção da tabela periódica em livros didáticos de Química para o ensino médio e inserção deste contexto em sala de aula.

Título
Um estudo do contexto histórico das contribuições de Mendeleev para construção da tabela periódica em livros didáticos de Química para o ensino médio e inserção deste contexto em sala de aula.
Autor
Clarissa de Mattos Mehlecke
Orientação
José Carlos Del Pino
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Básicas da Saúde
Ano
2010
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho visa a análise dos livros didáticos brasileiros de química de ensino médio em relação à temática de História e Filosofia da Ciência (HFC), e a inserção da História da Ciência em sala de aula, no tópico de tabela periódica. Para esta pesquisa num primeiro momento, foram selecionados os livros de química do Programa Nacional do Livro Didático de Ensino Médio (PNLEM) e para analisá-los foram utilizados critérios propostos por Niaz em uma pesquisa realizada na Venezuela em livros didáticos de química geral do Ensino Superior. Após esta etapa, foi realizada uma pesquisa em sala de aula para verificar como os alunos percebem a História da Ciência quando utilizada como estratégia de ensino para melhorar o entendimento do conteúdo de tabela periódica. Na análise dos livros didáticos percebemos que eles trazem informações sobre a história da ciência, porém, estas são apresentadas de uma forma desintegrada do conteúdo específico, as informações que se encontram nos livros são meramente ilustrativas, não sendo utilizadas como recurso didático. Em sala de aula percebemos que os alunos demonstraram receptividade por conhecer a origem da tabela periódica, mas não demonstram acreditar que isso interfere no seu aprendizado. No entanto foi verificado nos questionários realizados após o estudo de sala de aula, utilizando o contexto histórico de construção da tabela periódica que os alunos demonstraram facilidade na compreensão nos estudos sobre a estrutura da tabela periódica.
Palavras Chave
tabela periódica, livros didáticos, ensino médio, história da Ciência.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos