O monitor, sua mediação e reflexão no Museu Super Estação de Energia.

Título
O monitor, sua mediação e reflexão no Museu Super Estação de Energia.
Autor
Kalinka Walderea Almeida Meira
Orientação
Marcelo Gomes Germano
Instituição
UEPB
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2010
Cidade / UF
Campina Grande/PB
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Se os monitores são apontados como principais mediadores em espaços expositivos de Museus e Centros de Ciências, naturalmente que uma investigação e melhor compreensão da atuação destes profissionais em seu espaço de trabalho deve contribuir com a melhoria das futuras intervenções. Portanto, a recorrência à reflexão desses monitores pode ser um forte contraponto às práticas sistemáticas que reduzem o seu fazer pedagógico. Neste trabalho buscamos entender que tipo de relação o monitor estabelece com a sua atividade, com o local de trabalho e com o público visitante. Existe uma reflexão crítica em torno de sua prática Essa reflexão é parte constituinte de sua atuação profissional Em resposta a essas questões nos propomos a investigar se a reflexão dos monitores sobre sua atividade prática é parte constituinte de sua atuação profissional. A pesquisa foi desenvolvida na Super Estação de Energia da Energisa Borborema, com cinco monitores alunos do curso de Licenciatura Plena em Física da UEPB. No que diz respeito à metodologia, optamos por uma abordagem qualitativa e tomamos como principais referências a concepção de reflexão de Dewey, Schön e Freire. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada e a observação participante, permitindo uma aproximação com as idéias dos monitores por meio direto das entrevistas e de uma forma indireta através da observação participante. Neste sentido, constatamos em vários trechos das entrevistas a presença de um pensamento reflexivo, vinculado principalmente ao aprimoramento da prática da mediação expositiva, o que aponta para a confirmação de que o monitor reflete sobre sua prática e reconhece que deveria refletir melhor sobre ela. Essa pesquisa representa uma contribuição para a prática pedagógica reflexiva, evidenciando a reflexão realizada pelos monitores, suas preocupações, suas críticas e suas esperanças.
Palavras Chave
museus e centros de ciências, monitores, reflexão.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Formação de Professores