O monitor, sua mediação e reflexão no Museu Super Estação de Energia.
Título
O monitor, sua mediação e reflexão no Museu Super Estação de Energia.
O monitor, sua mediação e reflexão no Museu Super Estação de Energia.
Autor
Kalinka Walderea Almeida Meira
Kalinka Walderea Almeida Meira
Orientação
Marcelo Gomes Germano
Marcelo Gomes Germano
Instituição
UEPB
UEPB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Campina Grande/PB
Campina Grande/PB
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Se os monitores são apontados como principais mediadores em espaços expositivos de Museus e Centros de Ciências, naturalmente que uma investigação e melhor compreensão da atuação destes profissionais em seu espaço de trabalho deve contribuir com a melhoria das futuras intervenções. Portanto, a recorrência à reflexão desses monitores pode ser um forte contraponto às práticas sistemáticas que reduzem o seu fazer pedagógico. Neste trabalho buscamos entender que tipo de relação o monitor estabelece com a sua atividade, com o local de trabalho e com o público visitante. Existe uma reflexão crítica em torno de sua prática Essa reflexão é parte constituinte de sua atuação profissional Em resposta a essas questões nos propomos a investigar se a reflexão dos monitores sobre sua atividade prática é parte constituinte de sua atuação profissional. A pesquisa foi desenvolvida na Super Estação de Energia da Energisa Borborema, com cinco monitores alunos do curso de Licenciatura Plena em Física da UEPB. No que diz respeito à metodologia, optamos por uma abordagem qualitativa e tomamos como principais referências a concepção de reflexão de Dewey, Schön e Freire. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada e a observação participante, permitindo uma aproximação com as idéias dos monitores por meio direto das entrevistas e de uma forma indireta através da observação participante. Neste sentido, constatamos em vários trechos das entrevistas a presença de um pensamento reflexivo, vinculado principalmente ao aprimoramento da prática da mediação expositiva, o que aponta para a confirmação de que o monitor reflete sobre sua prática e reconhece que deveria refletir melhor sobre ela. Essa pesquisa representa uma contribuição para a prática pedagógica reflexiva, evidenciando a reflexão realizada pelos monitores, suas preocupações, suas críticas e suas esperanças.
Se os monitores são apontados como principais mediadores em espaços expositivos de Museus e Centros de Ciências, naturalmente que uma investigação e melhor compreensão da atuação destes profissionais em seu espaço de trabalho deve contribuir com a melhoria das futuras intervenções. Portanto, a recorrência à reflexão desses monitores pode ser um forte contraponto às práticas sistemáticas que reduzem o seu fazer pedagógico. Neste trabalho buscamos entender que tipo de relação o monitor estabelece com a sua atividade, com o local de trabalho e com o público visitante. Existe uma reflexão crítica em torno de sua prática Essa reflexão é parte constituinte de sua atuação profissional Em resposta a essas questões nos propomos a investigar se a reflexão dos monitores sobre sua atividade prática é parte constituinte de sua atuação profissional. A pesquisa foi desenvolvida na Super Estação de Energia da Energisa Borborema, com cinco monitores alunos do curso de Licenciatura Plena em Física da UEPB. No que diz respeito à metodologia, optamos por uma abordagem qualitativa e tomamos como principais referências a concepção de reflexão de Dewey, Schön e Freire. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada e a observação participante, permitindo uma aproximação com as idéias dos monitores por meio direto das entrevistas e de uma forma indireta através da observação participante. Neste sentido, constatamos em vários trechos das entrevistas a presença de um pensamento reflexivo, vinculado principalmente ao aprimoramento da prática da mediação expositiva, o que aponta para a confirmação de que o monitor reflete sobre sua prática e reconhece que deveria refletir melhor sobre ela. Essa pesquisa representa uma contribuição para a prática pedagógica reflexiva, evidenciando a reflexão realizada pelos monitores, suas preocupações, suas críticas e suas esperanças.
Palavras Chave
museus e centros de ciências, monitores, reflexão.
museus e centros de ciências, monitores, reflexão.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores