A interdisciplinaridade na organização curricular dos cursos de ciências da natureza da UFMT.

Título
A interdisciplinaridade na organização curricular dos cursos de ciências da natureza da UFMT.
Autor
Silvia Regina Lomberti Melhorança
Orientação
Mauricéa Nunes
Instituição
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Universidade Federal do Mato Grosso
Ano
2006
Cidade / UF
Educação/AC
Dependência Administrativa:
Municipal
Resumo
Trata-se o presente trabalho de uma pesquisa documental de caráter qualitativo cujo objetivo foi investigar a presença da interdisciplinaridade na organização curricular dos Cursos de Licenciatura Plena em Física, Química, Ciências Biológicas e Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso, à luz das modernas demandas educacionais, que destacam a interdisciplinaridade e a contextualização na organização curricular e na formação docente como meios de superação da extrema compartimentação do conhecimento, e, como alavancas na formação profissional professores capazes de desenvolver conhecimentos e habilidades básicas de cidadania. Os dados foram construídos por meio de questionários e entrevistas aplicados aos alunos e professores das licenciaturas em questão; pela análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos pesquisados; e pelo estudo das prescrições da legislação educacional vigente. As conclusões a que chegamos confirmam a existência de cursos extremamente tradicionais e fragmentados, com currículos criados de cima para baixo e disciplinas isoladas em feudos. A surpresa ficou ao encargo dos alunos e professores, que, em sua maioria, demonstraram saber o que é interdisciplinaridade e como poderiam ser desenvolvidas ações interdisciplinares, muito embora, o maior entrave seja mudança de postura necessária a ação interdisciplinar. A exceção dos demais, o curso de Ciências Naturais da UFMT, apresentou uma organização curricular interdisciplinar e, por conseguinte, a sua presença pôde-se ver refletida, de forma marcante, na prática pedagógica e na formação docente.
Palavras Chave
Organização Curricular e Formação Docente.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas