A interdisciplinaridade na organização curricular dos cursos de ciências da natureza da UFMT.
Título
A interdisciplinaridade na organização curricular dos cursos de ciências da natureza da UFMT.
A interdisciplinaridade na organização curricular dos cursos de ciências da natureza da UFMT.
Autor
Silvia Regina Lomberti Melhorança
Silvia Regina Lomberti Melhorança
Orientação
Mauricéa Nunes
Mauricéa Nunes
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Universidade Federal do Mato Grosso
Universidade Federal do Mato Grosso
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Educação/AC
Educação/AC
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
Trata-se o presente trabalho de uma pesquisa documental de caráter qualitativo cujo objetivo foi investigar a presença da interdisciplinaridade na organização curricular dos Cursos de Licenciatura Plena em Física, Química, Ciências Biológicas e Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso, à luz das modernas demandas educacionais, que destacam a interdisciplinaridade e a contextualização na organização curricular e na formação docente como meios de superação da extrema compartimentação do conhecimento, e, como alavancas na formação profissional professores capazes de desenvolver conhecimentos e habilidades básicas de cidadania. Os dados foram construídos por meio de questionários e entrevistas aplicados aos alunos e professores das licenciaturas em questão; pela análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos pesquisados; e pelo estudo das prescrições da legislação educacional vigente. As conclusões a que chegamos confirmam a existência de cursos extremamente tradicionais e fragmentados, com currículos criados de cima para baixo e disciplinas isoladas em feudos. A surpresa ficou ao encargo dos alunos e professores, que, em sua maioria, demonstraram saber o que é interdisciplinaridade e como poderiam ser desenvolvidas ações interdisciplinares, muito embora, o maior entrave seja mudança de postura necessária a ação interdisciplinar. A exceção dos demais, o curso de Ciências Naturais da UFMT, apresentou uma organização curricular interdisciplinar e, por conseguinte, a sua presença pôde-se ver refletida, de forma marcante, na prática pedagógica e na formação docente.
Trata-se o presente trabalho de uma pesquisa documental de caráter qualitativo cujo objetivo foi investigar a presença da interdisciplinaridade na organização curricular dos Cursos de Licenciatura Plena em Física, Química, Ciências Biológicas e Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso, à luz das modernas demandas educacionais, que destacam a interdisciplinaridade e a contextualização na organização curricular e na formação docente como meios de superação da extrema compartimentação do conhecimento, e, como alavancas na formação profissional professores capazes de desenvolver conhecimentos e habilidades básicas de cidadania. Os dados foram construídos por meio de questionários e entrevistas aplicados aos alunos e professores das licenciaturas em questão; pela análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos pesquisados; e pelo estudo das prescrições da legislação educacional vigente. As conclusões a que chegamos confirmam a existência de cursos extremamente tradicionais e fragmentados, com currículos criados de cima para baixo e disciplinas isoladas em feudos. A surpresa ficou ao encargo dos alunos e professores, que, em sua maioria, demonstraram saber o que é interdisciplinaridade e como poderiam ser desenvolvidas ações interdisciplinares, muito embora, o maior entrave seja mudança de postura necessária a ação interdisciplinar. A exceção dos demais, o curso de Ciências Naturais da UFMT, apresentou uma organização curricular interdisciplinar e, por conseguinte, a sua presença pôde-se ver refletida, de forma marcante, na prática pedagógica e na formação docente.
Palavras Chave
Organização Curricular e Formação Docente.
Organização Curricular e Formação Docente.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas