Contribuições ao ensino da tabela periódica
Título
Contribuições ao ensino da tabela periódica
Contribuições ao ensino da tabela periódica
Educação
Autor
Irene Cristina de Mello
Irene Cristina de Mello
Orientação
Áttico Chassot
Áttico Chassot
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Na tentativa de minimizar dificuldades encontradas no ensino secundário na aprendizagem dos conceitos químicos iniciais, este trabalho investigou o ensino da classificação periódica dos elementos químicos, no primeiro ano do segundo grau, através da análise da realidade deste ensino, da descrição de um ideal para o ensino da tabela periódica e a apresentação de uma proposta para um possível ensino deste conhecimento. A análise da realidade foi realizada através dos livros didáticos de química, adotados em 1995 e de entrevistas com os professores e as professoras da rede pública e particular de ensino da cidade de Cuiabá-MT. Na descrição de um ensino da tabela periódica ideal apresento utopias envolvendo este conhecimento, embasadas a partir do estudo da construção histórica deste saber, bem como da realidade analisada. A proposição do possível no ensino da tabela periódica revelou/revela a tentativa de migrar do ideal para o real no ensino deste assunto. Os resultados que esta investigação tornou evidente permitiram concluir que o ensino da tabela periódica na realidade é guiado pelo livro-texto e a ação docente é um obstáculo ao aprendizado deste assunto. Tais constatações mostraram/mostram que o ensino da tabela periódica é reprodutivista, abstrato, asséptico, histórico e dogmático. A descrição de um suposto ideal para esse ensino mostrou/mostra que existem dois tipos de fatores influenciadores, os da ação política e os da ação docente. A proposta que esta investigação apresenta concebe a História da tabela periódica como a dimensão básica deste conhecimento, e, portanto, necessária de ser contemplada na atividade pedagógica com a química. A proposta é fundamentada numa perspectiva histórica. Esta investigação buscou/busca apresentar contribuições ao ensino da classificação periódica mudando, assim, atual realidade do ensino cuiabano, e com a posterior publicação de artigos originados desta dissertação espera-se apresentar contribuições para este ensino em uma dimensão mais ampla.
Na tentativa de minimizar dificuldades encontradas no ensino secundário na aprendizagem dos conceitos químicos iniciais, este trabalho investigou o ensino da classificação periódica dos elementos químicos, no primeiro ano do segundo grau, através da análise da realidade deste ensino, da descrição de um ideal para o ensino da tabela periódica e a apresentação de uma proposta para um possível ensino deste conhecimento. A análise da realidade foi realizada através dos livros didáticos de química, adotados em 1995 e de entrevistas com os professores e as professoras da rede pública e particular de ensino da cidade de Cuiabá-MT. Na descrição de um ensino da tabela periódica ideal apresento utopias envolvendo este conhecimento, embasadas a partir do estudo da construção histórica deste saber, bem como da realidade analisada. A proposição do possível no ensino da tabela periódica revelou/revela a tentativa de migrar do ideal para o real no ensino deste assunto. Os resultados que esta investigação tornou evidente permitiram concluir que o ensino da tabela periódica na realidade é guiado pelo livro-texto e a ação docente é um obstáculo ao aprendizado deste assunto. Tais constatações mostraram/mostram que o ensino da tabela periódica é reprodutivista, abstrato, asséptico, histórico e dogmático. A descrição de um suposto ideal para esse ensino mostrou/mostra que existem dois tipos de fatores influenciadores, os da ação política e os da ação docente. A proposta que esta investigação apresenta concebe a História da tabela periódica como a dimensão básica deste conhecimento, e, portanto, necessária de ser contemplada na atividade pedagógica com a química. A proposta é fundamentada numa perspectiva histórica. Esta investigação buscou/busca apresentar contribuições ao ensino da classificação periódica mudando, assim, atual realidade do ensino cuiabano, e com a posterior publicação de artigos originados desta dissertação espera-se apresentar contribuições para este ensino em uma dimensão mais ampla.
Palavras Chave
Química; Tabela Periódica; Ensino-Aprendizagem.
Química; Tabela Periódica; Ensino-Aprendizagem.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método