Contribuições da epistemologia de Bachelard no estudo da evolução dos conceitos da óptica.

Título
Contribuições da epistemologia de Bachelard no estudo da evolução dos conceitos da óptica.
Autor
Ana Carolina Staub de Melo
Orientação
Luiz Orlando de Quadro Peduzzi
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Na presente pesquisa desenvolveu-se o texto "A Epistemologia Histórica de Bachelard no Estudo da Evolução da Óptica: as controvérsias acerca da natureza da luz", com o objetivo de ilustrar um diálogo entre a história e a filosofia da ciência em uma disciplina de evolução dos conceitos da física. Nesta perspectiva, o texto explorou uma articulação entre conceitos centrais da filosofia histórica de Gaston Bachelard e a história da óptica, centrada, fundamentalmente na obra La actividad racionalista de la física contemporânea (Bachelard, 1975) e na evolução da óptica apresentada no livro Origens e evolução das idéias da física (Rocha et al., 2002). Destacou-se nesta trajetória histórica as principais características da epistemologia bachelardiana, dando ênfase aos períodos de rupturas e descontinuidades; a constante retificação do erro, no sentido de que um conhecimento se dá contra outro; a superação dos obstáculos epistemológicos; ao novo conceito de verdade; a noção de recorrência histórica; as analogias no âmbito da ciência e do ensino; e a nova visão da física moderna, evidenciando a dialética racionalismo-empirismo e o valor do instrumental técnico no domínio quântico. A disciplina Evolução dos Conceitos da Física no curso de Física da UFSC configurou-se um espaço propício para implementar a proposta elaborada, tendo em vista contribuir para uma visão mais crítica da natureza e construção da ciência óptica na formação inicial de professores e de pesquisadores. A fim de investigar a receptividade, influências e contribuições do texto junto aos alunos da disciplina, no primeiro semestre de 2004, o texto foi avaliado sob a forma de um questionário, entrevistas e com base em observações livres realizadas pela pesquisadora em sala de aula. Os alunos mostraram-se bastante receptivos frente à proposta de um diálogo entre a filosofia bachelardiana e a história da óptica. A avaliação geral do texto sinalizou fortes indicativos da importância de uma abordagem epistemológica no estudo da evolução das idéias da física em geral, e da ciência óptica em particular. Observações críticas quanto à clareza dos conteúdos abordados, estruturação e encadeamento de idéias também se configuram parte do amplo espectro de contribuições dos alunos na perspectiva de implementar melhorias no texto, tendo em vista aprofundar e conferir maior clareza aos conteúdos abordados.
Palavras Chave
Epistemologia bacherladiana; história da óptica; evolução do

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
História da Ciência, Filosofia da Ciência