Relações entre representações sociais de alunos sobre ciência e ensino de ciências no curso de licenciatura em física da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título
Relações entre representações sociais de alunos sobre ciência e ensino de ciências no curso de licenciatura em física da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Relações entre representações sociais de alunos sobre ciência e ensino de ciências no curso de licenciatura em física da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Ensino das Ciências
Autor
Énery Gislayne de Souza Melo
Énery Gislayne de Souza Melo
Orientação
Alexandro Cardoso Tenório
Alexandro Cardoso Tenório
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho analisamos relações entre as representações sociais de ciência e de ensino de ciência de licenciados em física. Para isso, baseamo-nos na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, além de categorizarmos a ciência como idealista, empirista, construtivista e externalista e o ensino de ciências em novas tendências, redescoberta e tradicional. A abordagem metodológica consistiu em aplicar em uma amostra de 26 licenciados em Física um questionário de múltiplas alternativas, um deles referente às visões de ciência e o outro ao ensino de ciências. Destacamos nos nossos resultados as correlações mais fortes, ou seja, de maior coeficiente de correlação. São eles: Idealismo - Novas Tendências, Externalismo - Novas Tendências, Construtivista - Novas Tendências e Externalismo - Tradicional. Portanto, os licenciandos em Física parecem ter nas ideias mais inovadoras de ensino de Ciências um forte aliado para a criação de oportunidades de se discutir a ciência. Inversamente, as idéias mais tradicionais parecem se tornar um possível obstáculo no estabelecimento de conexões com a ciência. O estudo dessas relações conduz ao conhecimento das instituições, sobre ensino e de suas tecnologias na transformação para um modelo de desenvolvimento, socialmente mais justo e democrático.
Neste trabalho analisamos relações entre as representações sociais de ciência e de ensino de ciência de licenciados em física. Para isso, baseamo-nos na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, além de categorizarmos a ciência como idealista, empirista, construtivista e externalista e o ensino de ciências em novas tendências, redescoberta e tradicional. A abordagem metodológica consistiu em aplicar em uma amostra de 26 licenciados em Física um questionário de múltiplas alternativas, um deles referente às visões de ciência e o outro ao ensino de ciências. Destacamos nos nossos resultados as correlações mais fortes, ou seja, de maior coeficiente de correlação. São eles: Idealismo - Novas Tendências, Externalismo - Novas Tendências, Construtivista - Novas Tendências e Externalismo - Tradicional. Portanto, os licenciandos em Física parecem ter nas ideias mais inovadoras de ensino de Ciências um forte aliado para a criação de oportunidades de se discutir a ciência. Inversamente, as idéias mais tradicionais parecem se tornar um possível obstáculo no estabelecimento de conexões com a ciência. O estudo dessas relações conduz ao conhecimento das instituições, sobre ensino e de suas tecnologias na transformação para um modelo de desenvolvimento, socialmente mais justo e democrático.
Palavras Chave
representações sociais, formação inicial.
representações sociais, formação inicial.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor