A formação do pedagogo e o ensino de Ciências de 1a a 4a séries: relato de uma experiência
Título
A formação do pedagogo e o ensino de Ciências de 1a a 4a séries: relato de uma experiência
A formação do pedagogo e o ensino de Ciências de 1a a 4a séries: relato de uma experiência
Educação
Autor
Nilsa Alves de Melo
Nilsa Alves de Melo
Orientação
Helena Coharik Chamilian
Helena Coharik Chamilian
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O tema da pesquisa surge de observações e questionamentos ao longo da atuação da pesquisadora enquanto professora de 1a a 4a séries e em curso de formação de professores, no 2o e 3o graus. Considerando que o pedagogo é também professor de Ciências nas quatro séries iniciais, procura valorizar sua bagagem teórica e prática representada pelas disciplinas cursadas, colocando o ensino de Ciências no contexto deste campo. O objeto do trabalho consiste nas experiências vividas com alunas do 3o ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Extensão e Cianorte (CEC). Realiza a experiência numa construção coletiva, dividida em três etapas. A primeira, em 1993, envolve graduandas que cursavam a disciplina "€œMetodologia e Conteúdo de Ciências na 1a fase do 1o grau"€. A segunda, em 1994, reúne a professora e ex-alunas com o objetivo de programar uma atividade de observação de experiência. A última, em 1995, trata da coordenação auxiliada por uma professora (ex-aluna da primeira turma do Campus Extensão), retornando à turma de 1993 para verificar sua atuação como professora em sala-de-aula nas séries iniciais.
O tema da pesquisa surge de observações e questionamentos ao longo da atuação da pesquisadora enquanto professora de 1a a 4a séries e em curso de formação de professores, no 2o e 3o graus. Considerando que o pedagogo é também professor de Ciências nas quatro séries iniciais, procura valorizar sua bagagem teórica e prática representada pelas disciplinas cursadas, colocando o ensino de Ciências no contexto deste campo. O objeto do trabalho consiste nas experiências vividas com alunas do 3o ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Extensão e Cianorte (CEC). Realiza a experiência numa construção coletiva, dividida em três etapas. A primeira, em 1993, envolve graduandas que cursavam a disciplina "€œMetodologia e Conteúdo de Ciências na 1a fase do 1o grau"€. A segunda, em 1994, reúne a professora e ex-alunas com o objetivo de programar uma atividade de observação de experiência. A última, em 1995, trata da coordenação auxiliada por uma professora (ex-aluna da primeira turma do Campus Extensão), retornando à turma de 1993 para verificar sua atuação como professora em sala-de-aula nas séries iniciais.
Palavras Chave
Pedagogia; Formação Docente; Metodologia; Ensino de Ciências; Séries Iniciais
Pedagogia; Formação Docente; Metodologia; Ensino de Ciências; Séries Iniciais
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores