Corpos no espelho. A percepção da corporeidade em professores
Título
Corpos no espelho. A percepção da corporeidade em professores
Corpos no espelho. A percepção da corporeidade em professores
Autor
Sonia Maria Martins de Melo
Sonia Maria Martins de Melo
Orientação
Marilu Fontoura Medeiros
Marilu Fontoura Medeiros
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho buscou compreender a percepção de professoras e alunas de um Curso de Pedagogia de uma universidade pública, sobre o significado da corporeidade em suas trajetórias de vida. As questões norteadoras da pesquisa enfatizaram a procura do desvelamento dos reflexos dessa percepção de corporeidade da professora como ser-corpo-sexuado no mundo junto a outros seres encarnados, bem como suas expressões na prática pedagógica. 0 trabalho inicialmente relata o mundo vivido pela pesquisadora, pedagoga e docente em um Curso de Pedagogia, no qual define os rumos da caminhada, pautada principalmente na perspectiva do desvendamento do cotidiano de uma pedagogia que se propõe assexuada. Segue na busca dos cúmplices teóricos, principalmente no resgate crítico da jornada de construção da dicotomia corpo-mente pelo eixo paradigmático, hegemônico no pensamento ocidental cristão por entendê-lo como elemento fundante da dessexualização dos seres humanos em geral. A fenomenologia foi o ponto de partida da definição do método a ser utilizado, tendo Merleau-Ponty, principalmente na sua obra, Fenomenologia da Percepção, como inspiração teórica preferencial, e consequentemente, a entrevista fenomenológica como caminho metodológico para a obtenção dos dados. As entrevistas foram realizadas com dez professoras, sendo a opção pelo ser feminino resultante do fato de serem maioria no curso, escolhidas segundo as seguintes características: duas professoras aposentadas e duas professoras em atividade na docência do curso, mais três ex-alunas e três alunas atuais do curso, que já atuam como professoras em escolas. Da análise fenomenológica emergiram quatro essências e suas dimensões que apontam para a imensa possibilidade humana da superação do viés dicotômico fragmentador da corporeidade pelo ser humano, apesar de esse viés continuar muito presente ainda hoje nas expressões educacionais do mundo vivido pelos seres-corpos-sexuados no mundo. As essências são as seguintes: (a) A Consciência de si como ser corporificado: ""sou corpo no mundo."" (b) A percepção da sexualidade como dimensão humana: ""sou corpo, sexuado."" (c) A consciência do processo de deseducação sexual: ""sou corpo, negado. "" (d) O ressignificar da vida na busca da utopia: ""sou corpo esperança."" Os resultados apontam a necessidade urgente do resgate da corporeidade como eixo principal de decisões políticas educacionais e de correspondentes critérios e decisões pedagógicos que permeiam os vários currículos escolares brasileiros em todos os seus níveis de ensino. O privilegiamento imediato de linhas de pesquisas que auxiliem no desvelamento dos paradigmas filosóficos sobre corporeidade e sexualidade subjacentes ao currículo oculto existente hoje no sistema educacional brasileiro é sugerido pelo trabalho. Procura também elencar princípios de ação emanados da pesquisa que podem subsidiar uma proposta de educação facilitadora do desenvolvimento pessoal de professores/as e alunos/as no resgate de sua corporeidade como uma expressão básica de cidadania e de direitos humanos. Estratégias pedagógicas facilitadoras desse desvendamento são propostas aos cursos de formação de professores, especialmente ao curso de Pedagogia, para auxiliar na construção de uma escola cidadã."
O presente trabalho buscou compreender a percepção de professoras e alunas de um Curso de Pedagogia de uma universidade pública, sobre o significado da corporeidade em suas trajetórias de vida. As questões norteadoras da pesquisa enfatizaram a procura do desvelamento dos reflexos dessa percepção de corporeidade da professora como ser-corpo-sexuado no mundo junto a outros seres encarnados, bem como suas expressões na prática pedagógica. 0 trabalho inicialmente relata o mundo vivido pela pesquisadora, pedagoga e docente em um Curso de Pedagogia, no qual define os rumos da caminhada, pautada principalmente na perspectiva do desvendamento do cotidiano de uma pedagogia que se propõe assexuada. Segue na busca dos cúmplices teóricos, principalmente no resgate crítico da jornada de construção da dicotomia corpo-mente pelo eixo paradigmático, hegemônico no pensamento ocidental cristão por entendê-lo como elemento fundante da dessexualização dos seres humanos em geral. A fenomenologia foi o ponto de partida da definição do método a ser utilizado, tendo Merleau-Ponty, principalmente na sua obra, Fenomenologia da Percepção, como inspiração teórica preferencial, e consequentemente, a entrevista fenomenológica como caminho metodológico para a obtenção dos dados. As entrevistas foram realizadas com dez professoras, sendo a opção pelo ser feminino resultante do fato de serem maioria no curso, escolhidas segundo as seguintes características: duas professoras aposentadas e duas professoras em atividade na docência do curso, mais três ex-alunas e três alunas atuais do curso, que já atuam como professoras em escolas. Da análise fenomenológica emergiram quatro essências e suas dimensões que apontam para a imensa possibilidade humana da superação do viés dicotômico fragmentador da corporeidade pelo ser humano, apesar de esse viés continuar muito presente ainda hoje nas expressões educacionais do mundo vivido pelos seres-corpos-sexuados no mundo. As essências são as seguintes: (a) A Consciência de si como ser corporificado: ""sou corpo no mundo."" (b) A percepção da sexualidade como dimensão humana: ""sou corpo, sexuado."" (c) A consciência do processo de deseducação sexual: ""sou corpo, negado. "" (d) O ressignificar da vida na busca da utopia: ""sou corpo esperança."" Os resultados apontam a necessidade urgente do resgate da corporeidade como eixo principal de decisões políticas educacionais e de correspondentes critérios e decisões pedagógicos que permeiam os vários currículos escolares brasileiros em todos os seus níveis de ensino. O privilegiamento imediato de linhas de pesquisas que auxiliem no desvelamento dos paradigmas filosóficos sobre corporeidade e sexualidade subjacentes ao currículo oculto existente hoje no sistema educacional brasileiro é sugerido pelo trabalho. Procura também elencar princípios de ação emanados da pesquisa que podem subsidiar uma proposta de educação facilitadora do desenvolvimento pessoal de professores/as e alunos/as no resgate de sua corporeidade como uma expressão básica de cidadania e de direitos humanos. Estratégias pedagógicas facilitadoras desse desvendamento são propostas aos cursos de formação de professores, especialmente ao curso de Pedagogia, para auxiliar na construção de uma escola cidadã."
Palavras Chave
educação; formação de professores; corporeidade; sexualidade
educação; formação de professores; corporeidade; sexualidade
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno