O Uso do Jornal no Ensino de Física
Título
O Uso do Jornal no Ensino de Física
O Uso do Jornal no Ensino de Física
Autor
Wolney Cândido de Melo
Wolney Cândido de Melo
Orientação
Yassuko Hosoume
Yassuko Hosoume
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A utilização do jornal na sala de aula apresenta-se como uma importante ferramenta, que pode dar grandes contribuições, traduzindo em uma linguagem mais informal as descobertas científicas e tecnológicas, mostrando utilizações dos conceitos da Ciência no dia-a-dia e ajudando no desenvolvimento de um olhar crítico sobre o seu papel em nossa sociedade. Para reforçar essa afirmação, analisamos as ligações entre este veículo de informação e a educação, sob diversos pontos de vista. Primeiro, sob a ótica das empresas jornalísticas, verificamos e descrevemos ações executadas junto a escolas pelos programas de "Jornal e Educação", mapeando sua abrangência e algumas características que são comuns entre os diversos programas existentes, mantidos pelas empresas jornalísticas. Em um segundo momento, fizemos um levantamento dos temas relacionados à Ciência, publicados em um jornal diário de São Paulo, no período compreendido entre 01.11.2005 e 12.01.2006. Os dados levantados foram comparados com os temas preferidos pelos alunos de Ensino Médio em uma escola noturna e com outros trabalhos de pesquisa já realizados na área. Por fim, apresentamos algumas propostas para o uso do jornal no ensino de Física, indicando possibilidades e estratégias, a partir de determinadas características presentes na matéria jornalística utilizada. Descrevemos a aplicação de uma destas propostas e analisamos os resultados obtidos no aprofundamento dos conhecimentos conceituais e tecnológicos referentes aos defeitos da visão e cirurgias oculares para correção de ametropias. Comparando os textos produzidos pelos alunos antes e após a leitura e discussão do artigo de jornal, verificamos avanços em relação ao conhecimento conceitual e tecnológico, bem como nos aspectos ligados à sua formação cidadã. Respostas a um questionário, aplicado um ano após a atividade e a uma entrevista realizada após dois anos confirmam a importância de atividades dessa natureza.
A utilização do jornal na sala de aula apresenta-se como uma importante ferramenta, que pode dar grandes contribuições, traduzindo em uma linguagem mais informal as descobertas científicas e tecnológicas, mostrando utilizações dos conceitos da Ciência no dia-a-dia e ajudando no desenvolvimento de um olhar crítico sobre o seu papel em nossa sociedade. Para reforçar essa afirmação, analisamos as ligações entre este veículo de informação e a educação, sob diversos pontos de vista. Primeiro, sob a ótica das empresas jornalísticas, verificamos e descrevemos ações executadas junto a escolas pelos programas de "Jornal e Educação", mapeando sua abrangência e algumas características que são comuns entre os diversos programas existentes, mantidos pelas empresas jornalísticas. Em um segundo momento, fizemos um levantamento dos temas relacionados à Ciência, publicados em um jornal diário de São Paulo, no período compreendido entre 01.11.2005 e 12.01.2006. Os dados levantados foram comparados com os temas preferidos pelos alunos de Ensino Médio em uma escola noturna e com outros trabalhos de pesquisa já realizados na área. Por fim, apresentamos algumas propostas para o uso do jornal no ensino de Física, indicando possibilidades e estratégias, a partir de determinadas características presentes na matéria jornalística utilizada. Descrevemos a aplicação de uma destas propostas e analisamos os resultados obtidos no aprofundamento dos conhecimentos conceituais e tecnológicos referentes aos defeitos da visão e cirurgias oculares para correção de ametropias. Comparando os textos produzidos pelos alunos antes e após a leitura e discussão do artigo de jornal, verificamos avanços em relação ao conhecimento conceitual e tecnológico, bem como nos aspectos ligados à sua formação cidadã. Respostas a um questionário, aplicado um ano após a atividade e a uma entrevista realizada após dois anos confirmam a importância de atividades dessa natureza.
Palavras Chave
educação, ensino de fisica, jornal, divulgação científica
educação, ensino de fisica, jornal, divulgação científica
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos