Saberes em Ciências Naturais: o ensino de Física e Química no Colégio Culto à Ciência de Campinas - 1873/1910.

Título
Saberes em Ciências Naturais: o ensino de Física e Química no Colégio Culto à Ciência de Campinas - 1873/1910.
Autor
Reginaldo Alberto Meloni
Orientação
Ana Maria Leal Menêzes
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2010
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A tese trata do início do ensino das ciências Física e Química na educação secundária no Brasil, tendo como objeto de estudo o Colégio Culto à Ciência de Campinas. O período analisado compreende os anos entre 1873 e 1910 que é quando ocorreu uma maior valorização destes saberes em relação à educação predominantemente humanística que se praticava. Esta investigação insere-se no campo da História Cultural, e trabalha com conceitos como, "apropriação", "representação coletiva", "cultura escolar" e "cultura material" e, com isto, procura entender os nexos deste processo de transformação da educação com o contexto sócio/cultural do período. O texto está estruturado em quatro capítulos: o primeiro analisa a recepção e a circulação no Brasil das idéias relativas à valorização da educação em ciências e a disputa entre os que valorizavam estes conhecimentos e os que defendiam uma educação essencialmente humanística. O segundo capítulo aborda a forma como esta discussão aconteceu no Brasil e, neste sentido, a principal questão estudada foi o debate que ocorreu quando da elaboração dos Regulamentos dos Gymnasios de São Paulo: o da Capital e o de Campinas. O acompanhamento deste processo possibilitou entender tanto a forma como foi normatizada a educação em ciências, como alguns aspectos relativos às contradições entre as forças políticas que atuavam na sociedade paulista. O terceiro capítulo investigou a estruturação da escola de Campinas para o ensino das ciências. Primeiro constatou-se que, no final dos oitocentos, foi destinada muita atenção a este tema. Neste período foi construído no Colégio Culto à Ciência um espaço próprio para as ciências com gabinete, laboratório e museu, para o ensino da Física, da Química e da História Natural, respectivamente. Além disso, verificou-se que estes espaços receberam o que havia de melhor em termos de materiais pedagógicos, sendo que a maior parte deles era importada de fabricantes franceses e alemães. Este acervo, que ainda hoje encontra-se na escola, foi identificado e catalogado para o desenvolvimento desta pesquisa. Finalmente, o último capítulo tratou do uso deste material escolar. A partir de pistas e vestígios da prática pedagógica foi possível fazer uma maior aproximação do que era o ensino das ciências naquele período.
Palavras Chave
Educação, Ciências, Campinas, Prática Pedagógica, história do ensino de ciências.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física, Química
Foco Temático
Organização da Instituição Escolar, História do Ensino de Ciências