Com ciência na escola: a pesquisa científica gerando material para motivação ao ensino de Biologia Celular

Título
Com ciência na escola: a pesquisa científica gerando material para motivação ao ensino de Biologia Celular
Biologia Celular e Molecular
Autor
Cláudia Lúcia Silva Mendes
Orientação
Tânia Cremonini de Araújo-Jorge
Instituição
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto Oswaldo Cruz
Ano
2000
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A produção do conhecimento científico atual é de tal ordem que, manter-se atualizado, mesmo em um campo específico, não é tarefa fácil, daí decorrendo uma defasagem entre a produção e a divulgação da ciência e o quase inevitável afastamento da sociedade no processo de geração do conhecimento. Este contexto encontra reflexo no ensino de ciências que é apontado como majoritariamente informativo, sem oferecer aos estudantes oportunidades de vivências científicas. Na tentativa de contribuir para uma reflexão sobre este assunto, muitos trabalhos de pesquisa em divulgação científica surgem com o objetivo de provocar mudanças na prática do ensino de ciências. O trabalho buscou contribuir para a dinamização do ensino de ciências, em particular do ensino de Biologia Celular, decodificando seus conceitos básicos e levando para a escola os conhecimentos atuais gerados através da pesquisa científica. Para isso, foram produzidos materiais didáticos e protocolos de avaliação nesta área, com vistas a auxiliar o professor das escolas de ensino fundamental e médio. Estes materiais compreenderam: (1) um fascículo que reúne atividades e experimentos em Biologia Celular elaborados em laboratório para professores; (2) jogos e modelos tridimensionais de células, com base em imagens de microscopia óptica e eletrônica, respectivamente, construídos com o objetivo de transmitir conceitos de Biologia Celular através de atividades lúdicas e participativas. Além da produção de materiais para uso direto por professores e alunos, este trabalho veio contribuir para a discussão sobre a importância da interface entre a produção científica nos meios acadêmicos e o ensino de ciências.
Palavras Chave
Pesquisa Científica; Biologia Celular; Modelos Tridimensionais; Ensino-Aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos