A construção do currículo do ensino de Ciências: o percurso da legislação

Título
A construção do currículo do ensino de Ciências: o percurso da legislação
Educação
Autor
Geraldo Mendes
Orientação
Antonio Chizzotti
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Aborda a construção do currículo do ensino de Ciências, por meio das disposições para-legais publicadas pelo governo do Estado de Minas Gerais, no Diário Oficial-Jornal Minas Gerais, no período de 1960 a 1995. No contexto idealizado e na década de 60, que a concepção do ensino liberal tecnicista, e adotado a partir da lei 4.024/61, no ensino público estadual mineiro, após uma reforma curricular. A década de 70, caracterizada pela lei 5.692/71, leva a uma reformulação curricular em todo o ensino fundamental mineiro, e também ao desenvolvimento de uma escola reprodutora da estrutura social. Enquanto que na década de 80, mais uma vez o ensino fundamental mineiro foi influenciado pela aplicação dos princípios progressistas, voltados para uma educação escolar produtora e reprodutora da estrutura social, e mais uma reforma curricular e implantada, a partir da lei 7.044/82, em Minas Gerais. Com a entrada da década de 90, neste Estado, o papel atribuído à educação pública estadual, e o de preparar o escolar, para a participação ativa e organizada na democratização da sociedade, nos ideais do ensino crítico social conteudista. Novamente os currículos do ensino fundamental foram reformulados. O presente estudo não esgota em si a problemática do tema em questão. Porem, objetiva contribuir com os pesquisadores da História do currículo.
Palavras Chave
Currículo; Legislação; Ensino de Ciências

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas