O papel instrumental das imagens na formação de conceitos científicos.
Título
O papel instrumental das imagens na formação de conceitos científicos.
O papel instrumental das imagens na formação de conceitos científicos.
Autor
Jacqueline Riberio de Souza Mendes
Jacqueline Riberio de Souza Mendes
Orientação
Maria Helena da Silva Carneiro
Maria Helena da Silva Carneiro
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
As imagens sempre desempenharam um papel fundamental na representação do conhecimento científico. Na Biologia, a visualização de determinados fenômenos é imprescindível para a sua compreensão, e o que se observa é o aumento tanto da presença das imagens nos livros didáticos quanto de sua utilização em situações de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como foco um tipo específico de imagem, o esquema. Esquemas são imagens que aportam uma grande quantidade de informações e apresentam alto grau de complexidade, sendo necessário que o professor oriente a atividade de leitura dos esquemas pelos alunos, que devem possuir um conjunto de conhecimentos sobre o conteúdo representado, sem os quais a leitura desse tipo de imagem fica comprometida. Com o objetivo de identificar o papel pedagógico dos esquemas na compreensão do fenômeno fotossintético, buscamos evidenciar as representações dos alunos acerca desse fenômeno, a forma como essas representações orientam a leitura dos esquemas que representam a fotossíntese e como os alunos interpretam os elementos icônicos e simbólicos utilizados na elaboração dos esquemas. Utilizamos mapas conceituais para evidenciar e comparar os conhecimentos dos alunos antes a após a utilização dos esquemas em situações de ensino e aprendizagem. Os resultados deste estudo nos levaram às seguintes conclusões: Primeiro, identificamos que os alunos utilizam um repertório de conceitos em suas explicações sobre o fenômeno fotossintético: trocas gasosas; pigmentos; energia; glicose; matéria orgânica; clorofila; luz; seiva bruta; seiva elaborada. Porém, não estabelecem entre esses conceitos relações que possibilitem uma visão integrada e coerente do processo, do ponto de vista do conhecimento científico. Esse fato pode ter relação com o excesso de conteúdo a que são submetidos os alunos, que não possibilita um aprendizado voltado para a utilização dos conceitos em situações diárias, mas a sua memorização por meio de uma aprendizagem mecânica. Em segundo lugar, as dificuldades e diferenças que os alunos apresentaram na leitura dos esquemas estão relacionadas à falta de conhecimento sobre as informações contidas na imagem e às representações sobre o fenômeno, o que reforça a necessidade do auxílio do professor na leitura dessas imagens. Finalizando, este trabalho nos indicou que os esquemas utilizados com alunos possibilitaram a organização, a memorização e a lembrança de alguns conceitos necessários para a compreensão do fenômeno fotossintético.
As imagens sempre desempenharam um papel fundamental na representação do conhecimento científico. Na Biologia, a visualização de determinados fenômenos é imprescindível para a sua compreensão, e o que se observa é o aumento tanto da presença das imagens nos livros didáticos quanto de sua utilização em situações de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como foco um tipo específico de imagem, o esquema. Esquemas são imagens que aportam uma grande quantidade de informações e apresentam alto grau de complexidade, sendo necessário que o professor oriente a atividade de leitura dos esquemas pelos alunos, que devem possuir um conjunto de conhecimentos sobre o conteúdo representado, sem os quais a leitura desse tipo de imagem fica comprometida. Com o objetivo de identificar o papel pedagógico dos esquemas na compreensão do fenômeno fotossintético, buscamos evidenciar as representações dos alunos acerca desse fenômeno, a forma como essas representações orientam a leitura dos esquemas que representam a fotossíntese e como os alunos interpretam os elementos icônicos e simbólicos utilizados na elaboração dos esquemas. Utilizamos mapas conceituais para evidenciar e comparar os conhecimentos dos alunos antes a após a utilização dos esquemas em situações de ensino e aprendizagem. Os resultados deste estudo nos levaram às seguintes conclusões: Primeiro, identificamos que os alunos utilizam um repertório de conceitos em suas explicações sobre o fenômeno fotossintético: trocas gasosas; pigmentos; energia; glicose; matéria orgânica; clorofila; luz; seiva bruta; seiva elaborada. Porém, não estabelecem entre esses conceitos relações que possibilitem uma visão integrada e coerente do processo, do ponto de vista do conhecimento científico. Esse fato pode ter relação com o excesso de conteúdo a que são submetidos os alunos, que não possibilita um aprendizado voltado para a utilização dos conceitos em situações diárias, mas a sua memorização por meio de uma aprendizagem mecânica. Em segundo lugar, as dificuldades e diferenças que os alunos apresentaram na leitura dos esquemas estão relacionadas à falta de conhecimento sobre as informações contidas na imagem e às representações sobre o fenômeno, o que reforça a necessidade do auxílio do professor na leitura dessas imagens. Finalizando, este trabalho nos indicou que os esquemas utilizados com alunos possibilitaram a organização, a memorização e a lembrança de alguns conceitos necessários para a compreensão do fenômeno fotossintético.
Palavras Chave
imagens, esquemas, fotossíntese, ensino, aprendizagem.
imagens, esquemas, fotossíntese, ensino, aprendizagem.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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