O Uso do Software Modellus na Integração entre Conhecimentos Teóricos e Atividades Experimentais de Tópicos de Mecânica sob a Perspectiva da Aprendizagem Significativa.

Título
O Uso do Software Modellus na Integração entre Conhecimentos Teóricos e Atividades Experimentais de Tópicos de Mecânica sob a Perspectiva da Aprendizagem Significativa.
Autor
Janduí Farias Mendes
Orientação
Ivan Ferreira da Costa
Instituição
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a integração entre teoria, simulação computacional com o software Modellus e atividades experimentais, em tópicos de Mecânica. A pesquisa foi realizada com quatro grupos de estudantes do ensino médio. O primeiro grupo realizou somente atividades experimentais e o segundo grupo somente simulação computacional. Nenhuma intervenção foi aplicada ao terceiro grupo (grupo controle) e o último grupo realizou ambas as intervenções (atividades experimentais e simulação computacional). Testes foram aplicados antes e depois das intervenções e questionários de opinião somente depois. Os resultados indicam que para alguns tipos de problemas de Mecânica, as atividades experimentais são mais eficientes no processo de aprendizagem. Em outros tipos de problemas a simulação computacional mostrou-se mais eficiente. Porém, de maneira geral, a combinação de atividades experimentais e simulação computacional mostraram-se mais efetivas no processo de aprendizagem. Os resultados indicam que as atividades com experimentos quando simultaneamente simulados no computador com o software Modellus podem se completar proporcionando, na maioria dos casos, uma evolução conceitual e o aumento na curiosidade e motivação dos estudantes.
Palavras Chave
Ensino de Física, Dificuldades Conceituais.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método