A forma da terra no século XVIII através de mapas hipertextuais: uma proposta de ensino apoiada na história das ciências.
Título
A forma da terra no século XVIII através de mapas hipertextuais: uma proposta de ensino apoiada na história das ciências.
A forma da terra no século XVIII através de mapas hipertextuais: uma proposta de ensino apoiada na história das ciências.
Autor
Maria Isabel Porazza Mendes
Maria Isabel Porazza Mendes
Orientação
Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências
Instituto de Geociências
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A presente dissertação refere-se à elaboração e discussão de um material hipertextual com o tema A Forma da Terra no século XVIII, utilizado como plataforma no ensino de História das Ciências. Esta proposta é apresentada como uma possibilidade de favorecer a aproximação de processos de aprendizagem mais condizentes com o pensamento atual caracterizado pela complexidade. É crescente a necessidade de se elaborar currículos que deixem de privilegiar a linearidade e seqüência dos conteúdos previamente ordenados, assim como permitir que os jovens reflitam sobre o conceito de ciência, para que possam exercer melhor a cidadania. Um material de História das Ciências enriquecido pela estrutura do hipertexto e utilizado como interface de comunicação com o passado, permitirá a compreensão do presente e da ciência atual. A dinâmica e abrangência do hipertexto utilizado no ensino de História das Ciências, através do tema que trata sobre a forma-imagem da Terra, favorecerá na construção de uma consciência planetária e estimulará os jovens a assumirem comportamentos responsáveis e solidários. O trabalho divide-se em uma parte escrita em 3 capítulos e outra digital, na forma de um site, com o tema: A Forma da Terra no século XVIII. Juntamente com o material impresso é disponibilizado um disquete com os arquivos que compõem o site, de forma a possibilitar que interessados, que não tenham acesso à Internet, também possam usufruir da parte digital deste trabalho.
A presente dissertação refere-se à elaboração e discussão de um material hipertextual com o tema A Forma da Terra no século XVIII, utilizado como plataforma no ensino de História das Ciências. Esta proposta é apresentada como uma possibilidade de favorecer a aproximação de processos de aprendizagem mais condizentes com o pensamento atual caracterizado pela complexidade. É crescente a necessidade de se elaborar currículos que deixem de privilegiar a linearidade e seqüência dos conteúdos previamente ordenados, assim como permitir que os jovens reflitam sobre o conceito de ciência, para que possam exercer melhor a cidadania. Um material de História das Ciências enriquecido pela estrutura do hipertexto e utilizado como interface de comunicação com o passado, permitirá a compreensão do presente e da ciência atual. A dinâmica e abrangência do hipertexto utilizado no ensino de História das Ciências, através do tema que trata sobre a forma-imagem da Terra, favorecerá na construção de uma consciência planetária e estimulará os jovens a assumirem comportamentos responsáveis e solidários. O trabalho divide-se em uma parte escrita em 3 capítulos e outra digital, na forma de um site, com o tema: A Forma da Terra no século XVIII. Juntamente com o material impresso é disponibilizado um disquete com os arquivos que compõem o site, de forma a possibilitar que interessados, que não tenham acesso à Internet, também possam usufruir da parte digital deste trabalho.
Palavras Chave
Educação, Ciências, História, sistemas de hipertexto.
Educação, Ciências, História, sistemas de hipertexto.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geociências
Geociências
Foco Temático
Recursos Didáticos
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