Percepção sobre meio ambiente e Educação Ambiental: o olhar dos graduandos de Ciências Biológicas da PUC Betim (2005).
Título
Percepção sobre meio ambiente e Educação Ambiental: o olhar dos graduandos de Ciências Biológicas da PUC Betim (2005).
Percepção sobre meio ambiente e Educação Ambiental: o olhar dos graduandos de Ciências Biológicas da PUC Betim (2005).
Autor
Renato Porto Ribeiro Mendes
Renato Porto Ribeiro Mendes
Orientação
Wolney Lobato
Wolney Lobato
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A Educação Ambiental se tornou elemento crucial para o processo educacional nas últimas décadas em virtude de se mostrar como uma das estratégias mais eficazes e adequadas para a transformação de valores e atitudes na população humana. Compreender como os indivíduos percebem e interpretam o meio ao seu redor tem se mostrado como etapa primordial, subsidiando a concepção e a execução de projetos e ações pedagógicas voltadas à proteção do Meio Ambiente. O trabalho apresentado investigou a percepção de universitários sobre o Meio Ambiente e a Educação Ambiental à luz do referencial teórico construído ao longo do curso de Graduação. Como objetivos específicos, buscou-se: detectar a percepção que os atores – graduandos – possuem sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental; identificar a proposta de Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico do curso; verificar a influência da formação universitária na percepção dos alunos. Para atingir tais objetivos, optamos pelas pesquisas quantitativa/qualitativa e pelo estudo de caso, devido ao aprofundamento criterioso dado a um grupo específico e em uma única instituição de Ensino Superior. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados através de análise documental e questionário. Os atores da pesquisa foram os universitários do último semestre (9º período) do curso de Ciências Biológicas da Puc – Betim. Conclui-se que os alunos possuem uma compreensão correta de Educação Ambiental, mas a percepção sobre Meio Ambiente ainda é restrita e com significativa presença da visão naturalista.
A Educação Ambiental se tornou elemento crucial para o processo educacional nas últimas décadas em virtude de se mostrar como uma das estratégias mais eficazes e adequadas para a transformação de valores e atitudes na população humana. Compreender como os indivíduos percebem e interpretam o meio ao seu redor tem se mostrado como etapa primordial, subsidiando a concepção e a execução de projetos e ações pedagógicas voltadas à proteção do Meio Ambiente. O trabalho apresentado investigou a percepção de universitários sobre o Meio Ambiente e a Educação Ambiental à luz do referencial teórico construído ao longo do curso de Graduação. Como objetivos específicos, buscou-se: detectar a percepção que os atores – graduandos – possuem sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental; identificar a proposta de Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico do curso; verificar a influência da formação universitária na percepção dos alunos. Para atingir tais objetivos, optamos pelas pesquisas quantitativa/qualitativa e pelo estudo de caso, devido ao aprofundamento criterioso dado a um grupo específico e em uma única instituição de Ensino Superior. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados através de análise documental e questionário. Os atores da pesquisa foram os universitários do último semestre (9º período) do curso de Ciências Biológicas da Puc – Betim. Conclui-se que os alunos possuem uma compreensão correta de Educação Ambiental, mas a percepção sobre Meio Ambiente ainda é restrita e com significativa presença da visão naturalista.
Palavras Chave
Educação ambiental, meio ambiente, ensino superior.
Educação ambiental, meio ambiente, ensino superior.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno