O PEC-Formação Universitária e o ensino de Ciências nas primeiras séries do ensino fundamental.
Título
O PEC-Formação Universitária e o ensino de Ciências nas primeiras séries do ensino fundamental.
O PEC-Formação Universitária e o ensino de Ciências nas primeiras séries do ensino fundamental.
Autor
Adonai Cesar Mendonça
Adonai Cesar Mendonça
Orientação
Myriam Krasilchik
Myriam Krasilchik
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Trata-se de pesquisa qualitativa em que o autor faz uma análise do PEC-Formação Universitária, um programa de educação continuada em que o Governo do Estado de São Paulo, em convênio com a USP, PUC-São Paulo, e UNESP, pretendeu no ano de 2001 dar a seus professores efetivos uma formação universitária, e que ela fosse motivadora de melhorias na qualidade de ensino. O autor analisa o impacto das teorias, vivências, e demais atividades do Programa nas concepções e práticas destes professores. As referências teóricas foram fornecidas por, entre outros, Bizzo, Krasilchik, Zancam, Carvalho, Gil-Pérez, e Mathias, que figuram no material impresso trabalhado pelo Programa, e de outros autores que se ocupam do ensino de Ciências como Mellado e Carracedo, Campanário, Porlán, Zanetic, Fracalanza, entre outros. A pesquisa foi realizada em dois momentos, um compreendido no período entre o início do programa e o fim do Módulo de Ciências, denominado de durante, e outro correspondendo ao término do Módulo de Ciências e o final da coleta de dados, denominado de depois. Os dados obtidos através de questionários aplicados nos momentos durante e depois tiveram como objetivo o de confrontar as respostas relativas aos dois momentos na procura das mudanças de concepções. Outros questionários foram aplicados em determinados momentos e serviram para obter expectativas e avaliações dos alunos-professores a respeito de Módulo de Ciências. Foi também gravado em vídeo o professor em atuação na sala de aula nos dois momentos e a análise de seu trabalho se fez através de episódios de ensino, cuidadosamente examinados, onde se procurou modificações ocorridas na organização da aula e na atuação do docente. Os resultados obtidos mostraram mudanças importantes ocorridas nas concepções e na prática dos professores pesquisados, e que estas mudanças foram determinadas pelas suas expectativas e desejos em relação ao Programa, e também pela motivação que o PEC-Formação Universitária exerceu sobre eles, influenciando seus conceitos sobre Ciência, sobre ensino e aprendizagem, e sobre a sua profissão. A despeito do curto espaço onde se deu a coleta de dados para o confronto dos momentos durante e depois pode-se inferir que o PEC-Formação Universitária teve alguns de seus objetivos alcançados. O autor identifica mudanças importantes nas concepções e nas práticas dos alunos-professores proporcionadas pelo PEC: de uma visão empirista para a Ciência e de um processo de ensino e aprendizagem com influências tradicionais e tecnicistas detectadas no momento durante, para uma visão construtivista para a Ciências e um processo de ensino e aprendizagem francamente sócio-construtivista no momento depois. Na prática de sala de aula as mudanças e as incorporações perpassaram por um ensino realizado através de problemas e por diálogos onde as perguntas do professor permitiram o levantamento de hipóteses e a reflexão dos alunos; houve também a incorporação da valorização do conhecimento espontâneo e da autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
Trata-se de pesquisa qualitativa em que o autor faz uma análise do PEC-Formação Universitária, um programa de educação continuada em que o Governo do Estado de São Paulo, em convênio com a USP, PUC-São Paulo, e UNESP, pretendeu no ano de 2001 dar a seus professores efetivos uma formação universitária, e que ela fosse motivadora de melhorias na qualidade de ensino. O autor analisa o impacto das teorias, vivências, e demais atividades do Programa nas concepções e práticas destes professores. As referências teóricas foram fornecidas por, entre outros, Bizzo, Krasilchik, Zancam, Carvalho, Gil-Pérez, e Mathias, que figuram no material impresso trabalhado pelo Programa, e de outros autores que se ocupam do ensino de Ciências como Mellado e Carracedo, Campanário, Porlán, Zanetic, Fracalanza, entre outros. A pesquisa foi realizada em dois momentos, um compreendido no período entre o início do programa e o fim do Módulo de Ciências, denominado de durante, e outro correspondendo ao término do Módulo de Ciências e o final da coleta de dados, denominado de depois. Os dados obtidos através de questionários aplicados nos momentos durante e depois tiveram como objetivo o de confrontar as respostas relativas aos dois momentos na procura das mudanças de concepções. Outros questionários foram aplicados em determinados momentos e serviram para obter expectativas e avaliações dos alunos-professores a respeito de Módulo de Ciências. Foi também gravado em vídeo o professor em atuação na sala de aula nos dois momentos e a análise de seu trabalho se fez através de episódios de ensino, cuidadosamente examinados, onde se procurou modificações ocorridas na organização da aula e na atuação do docente. Os resultados obtidos mostraram mudanças importantes ocorridas nas concepções e na prática dos professores pesquisados, e que estas mudanças foram determinadas pelas suas expectativas e desejos em relação ao Programa, e também pela motivação que o PEC-Formação Universitária exerceu sobre eles, influenciando seus conceitos sobre Ciência, sobre ensino e aprendizagem, e sobre a sua profissão. A despeito do curto espaço onde se deu a coleta de dados para o confronto dos momentos durante e depois pode-se inferir que o PEC-Formação Universitária teve alguns de seus objetivos alcançados. O autor identifica mudanças importantes nas concepções e nas práticas dos alunos-professores proporcionadas pelo PEC: de uma visão empirista para a Ciência e de um processo de ensino e aprendizagem com influências tradicionais e tecnicistas detectadas no momento durante, para uma visão construtivista para a Ciências e um processo de ensino e aprendizagem francamente sócio-construtivista no momento depois. Na prática de sala de aula as mudanças e as incorporações perpassaram por um ensino realizado através de problemas e por diálogos onde as perguntas do professor permitiram o levantamento de hipóteses e a reflexão dos alunos; houve também a incorporação da valorização do conhecimento espontâneo e da autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
Palavras Chave
mudanças de concepção, interações, prática docente
mudanças de concepção, interações, prática docente
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores