O lúdico em sala de aula: desenvolvimento de um jornal de divulgação científica

Título
O lúdico em sala de aula: desenvolvimento de um jornal de divulgação científica
Química
Autor
Danila Fernandes Mendonça
Orientação
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Instituição
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho apresenta uma atividade de criação e desenvolvimento de um jornal por alunos do primeiro ano do ensino médio do sistema particular de ensino, entre os anos de 2005 e 2006. Eles foram divididos em grupos que realizavam tarefas como editoração, criação de matérias, charges entre outras modalidades de artigos para jornal. Os conceitos químicos trabalhados na confecção dos jornais foram o de Ácido-Base e o tema Água. Os resultados mostraram uma grande interação entre alunos e professores, além de um efetivo aprendizado do que foi trabalhado se considerarmos a repercussão futura em outras séries e opiniões de alunos e outros profissionais. A atividade lúdica foi importante para despertar o interesse pelos conceitos químicos fazendo com que o aluno fosse ao mesmo tempo aprendiz e autor da construção do significado desses conceitos.
Palavras Chave
Atividades Lúdicas; Jornal; Ensino de Química

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método