O lúdico em sala de aula: desenvolvimento de um jornal de divulgação científica
Título
O lúdico em sala de aula: desenvolvimento de um jornal de divulgação científica
O lúdico em sala de aula: desenvolvimento de um jornal de divulgação científica
Química
Autor
Danila Fernandes Mendonça
Danila Fernandes Mendonça
Orientação
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho apresenta uma atividade de criação e desenvolvimento de um jornal por alunos do primeiro ano do ensino médio do sistema particular de ensino, entre os anos de 2005 e 2006. Eles foram divididos em grupos que realizavam tarefas como editoração, criação de matérias, charges entre outras modalidades de artigos para jornal. Os conceitos químicos trabalhados na confecção dos jornais foram o de Ácido-Base e o tema Água. Os resultados mostraram uma grande interação entre alunos e professores, além de um efetivo aprendizado do que foi trabalhado se considerarmos a repercussão futura em outras séries e opiniões de alunos e outros profissionais. A atividade lúdica foi importante para despertar o interesse pelos conceitos químicos fazendo com que o aluno fosse ao mesmo tempo aprendiz e autor da construção do significado desses conceitos.
Este trabalho apresenta uma atividade de criação e desenvolvimento de um jornal por alunos do primeiro ano do ensino médio do sistema particular de ensino, entre os anos de 2005 e 2006. Eles foram divididos em grupos que realizavam tarefas como editoração, criação de matérias, charges entre outras modalidades de artigos para jornal. Os conceitos químicos trabalhados na confecção dos jornais foram o de Ácido-Base e o tema Água. Os resultados mostraram uma grande interação entre alunos e professores, além de um efetivo aprendizado do que foi trabalhado se considerarmos a repercussão futura em outras séries e opiniões de alunos e outros profissionais. A atividade lúdica foi importante para despertar o interesse pelos conceitos químicos fazendo com que o aluno fosse ao mesmo tempo aprendiz e autor da construção do significado desses conceitos.
Palavras Chave
Atividades Lúdicas; Jornal; Ensino de Química
Atividades Lúdicas; Jornal; Ensino de Química
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método