O Folclore como instrumento de motivação para o ensino de Zoologia na escola.
Título
O Folclore como instrumento de motivação para o ensino de Zoologia na escola.
O Folclore como instrumento de motivação para o ensino de Zoologia na escola.
Autor
Vivian Lavander Mendonça
Vivian Lavander Mendonça
Orientação
Sonia Godoy Bueno Carvalho Lopes
Sonia Godoy Bueno Carvalho Lopes
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Biociências
Instituto de Biociências
Ano
2008
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O ensino de Zoologia na escola básica é a preocupação do presente trabalho, que enfatiza o diálogo entre o meio científico e o educacional. Com base em fundamentação teórica sobre interdisciplinaridade, natureza do conhecimento científico e do conhecimento popular na forma de folclore, desenvolveu-se a proposta deste trabalho, que tem como ideia central utilizar elementos do folclore como instrumento de motivação dos alunos no estudo de um grupo animal. A escolha do grupo animal recaiu nos anfíbios, muito presentes no folclore. Para essa finalidade, optou-se pela elaboração de um texto sobre anfíbios que alia os dois campos do saber, levando em conta a questão da transposição didática de conceitos científicos e as características estruturais de um texto didático. O principal produto desse trabalho é o texto "O Mundo dos Anfíbios - Folclore e Ciência", que sugere uma possibilidade na construção de significados na rede de conhecimentos, usando como elemento de motivação a abordagem interdisciplinar.
O ensino de Zoologia na escola básica é a preocupação do presente trabalho, que enfatiza o diálogo entre o meio científico e o educacional. Com base em fundamentação teórica sobre interdisciplinaridade, natureza do conhecimento científico e do conhecimento popular na forma de folclore, desenvolveu-se a proposta deste trabalho, que tem como ideia central utilizar elementos do folclore como instrumento de motivação dos alunos no estudo de um grupo animal. A escolha do grupo animal recaiu nos anfíbios, muito presentes no folclore. Para essa finalidade, optou-se pela elaboração de um texto sobre anfíbios que alia os dois campos do saber, levando em conta a questão da transposição didática de conceitos científicos e as características estruturais de um texto didático. O principal produto desse trabalho é o texto "O Mundo dos Anfíbios - Folclore e Ciência", que sugere uma possibilidade na construção de significados na rede de conhecimentos, usando como elemento de motivação a abordagem interdisciplinar.
Palavras Chave
anfíbios, ensino de Zoologia, folclore, paradidático.
anfíbios, ensino de Zoologia, folclore, paradidático.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos