O Folclore como instrumento de motivação para o ensino de Zoologia na escola.

Título
O Folclore como instrumento de motivação para o ensino de Zoologia na escola.
Autor
Vivian Lavander Mendonça
Orientação
Sonia Godoy Bueno Carvalho Lopes
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Biociências
Ano
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O ensino de Zoologia na escola básica é a preocupação do presente trabalho, que enfatiza o diálogo entre o meio científico e o educacional. Com base em fundamentação teórica sobre interdisciplinaridade, natureza do conhecimento científico e do conhecimento popular na forma de folclore, desenvolveu-se a proposta deste trabalho, que tem como ideia central utilizar elementos do folclore como instrumento de motivação dos alunos no estudo de um grupo animal. A escolha do grupo animal recaiu nos anfíbios, muito presentes no folclore. Para essa finalidade, optou-se pela elaboração de um texto sobre anfíbios que alia os dois campos do saber, levando em conta a questão da transposição didática de conceitos científicos e as características estruturais de um texto didático. O principal produto desse trabalho é o texto "O Mundo dos Anfíbios - Folclore e Ciência", que sugere uma possibilidade na construção de significados na rede de conhecimentos, usando como elemento de motivação a abordagem interdisciplinar.
Palavras Chave
anfíbios, ensino de Zoologia, folclore, paradidático.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos