O professor e o ensino de Ciências no jardim zoológico
Título
O professor e o ensino de Ciências no jardim zoológico
O professor e o ensino de Ciências no jardim zoológico
Autor
Cristiane Speziali Menegazzi
Cristiane Speziali Menegazzi
Orientação
Arnaldo de Moura Vaz
Arnaldo de Moura Vaz
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O ensino de Ciências desenvolvido através de experiências é simpático à comunidade escolar, e atividades realizadas fora da escola são também assim consideradas. As excursões, em particular, sempre fizeram parte da vida escolar e podem, se bem desenvolvidas, atingir alguns objetivos semelhantes aos do laboratório. Elas podem, por exemplo, facilitar a aprendizagem dos conceitos científicos, desenvolver habilidades técnicas, o uso das percepções e o espírito cooperativo no trabalho em grupo. Apesar de importante, o laboratório é uma estratégia de ensino ainda problemática. Ao considerar uma excursão como modalidade de ensino similar ao laboratório experimental, podemos concluir que este tipo de atividade também não constitui ainda um modelo autônomo, com objetivo e fundamentos próprios.
O ensino de Ciências desenvolvido através de experiências é simpático à comunidade escolar, e atividades realizadas fora da escola são também assim consideradas. As excursões, em particular, sempre fizeram parte da vida escolar e podem, se bem desenvolvidas, atingir alguns objetivos semelhantes aos do laboratório. Elas podem, por exemplo, facilitar a aprendizagem dos conceitos científicos, desenvolver habilidades técnicas, o uso das percepções e o espírito cooperativo no trabalho em grupo. Apesar de importante, o laboratório é uma estratégia de ensino ainda problemática. Ao considerar uma excursão como modalidade de ensino similar ao laboratório experimental, podemos concluir que este tipo de atividade também não constitui ainda um modelo autônomo, com objetivo e fundamentos próprios.
Palavras Chave
ensino de ciências, professor, educação
ensino de ciências, professor, educação
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor