Universo, terra e vida: orientando o professor no trabalho com alunos surdos.
Título
Universo, terra e vida: orientando o professor no trabalho com alunos surdos.
Universo, terra e vida: orientando o professor no trabalho com alunos surdos.
Maria Helena
Autor
Daniel Pimenta de Menezes
Daniel Pimenta de Menezes
Orientação
Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso
Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso
Instituição
CEFET-RJ
CEFET-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação objetiva fornecer ao professor orientações no trabalho com alunos surdos do ensino médio, facilitando a inclusão dos mesmos no meio científico e ajudando-os na construção de conhecimentos na área da Física partindo dos conceitos de museu de ciências, surdez e o desenvolvimento de um curso sobre a Terra, o Universo e Vida, especialmente para alunos surdos. Este curso foi elaborado fazendo uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como forma mais adequada para a educação de surdos, e com isso procurou-se explorar experiências visuais através de recursos multimídia presentes na escola e pela visitação do Planetário da Gávea. Ao longo desta dissertação, foram apresentadas as etapas do trabalho realizado com uma classe heterogênea de alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos, de forma a trazer uma significativa contribuição para o ensino de surdos.
Esta dissertação objetiva fornecer ao professor orientações no trabalho com alunos surdos do ensino médio, facilitando a inclusão dos mesmos no meio científico e ajudando-os na construção de conhecimentos na área da Física partindo dos conceitos de museu de ciências, surdez e o desenvolvimento de um curso sobre a Terra, o Universo e Vida, especialmente para alunos surdos. Este curso foi elaborado fazendo uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como forma mais adequada para a educação de surdos, e com isso procurou-se explorar experiências visuais através de recursos multimídia presentes na escola e pela visitação do Planetário da Gávea. Ao longo desta dissertação, foram apresentadas as etapas do trabalho realizado com uma classe heterogênea de alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos, de forma a trazer uma significativa contribuição para o ensino de surdos.
Palavras Chave
ensino de Física, Planetário da Gávea, surdos.
ensino de Física, Planetário da Gávea, surdos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método