Tradição e inovação do ensino de física: Grupos colaborativos de professores dando estabilidade a mudanças
Título
Tradição e inovação do ensino de física: Grupos colaborativos de professores dando estabilidade a mudanças
Tradição e inovação do ensino de física: Grupos colaborativos de professores dando estabilidade a mudanças
Autor
Paulo Henrique Dias Menezes
Paulo Henrique Dias Menezes
Orientação
Arnaldo de Moura Vaz
Arnaldo de Moura Vaz
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação descreve o conflito entre tradição e inovação no ensino de Física a partir da formação e desenvolvimento de um grupo colaborativo de professores nda cidade de Sete Lagoas, MG. Inspirados nos trabalhos de Paulo Freire e na literatura sobre formação de professores e saberes docentes, estabelecemos os princípios para execução de um projeto que conciliasse pesquisa e desenvolvimento profissional. Para isso, professores de Física foram convidados a participar de um grupo que tinha por objetivo discutir atividades inovadoras desenvolvidas em sala de aula. A concretização do projeto deu origem ao Grupo de Desenvolvimento de Professores de Física (GDPF), que vem-se reunindo, periodicamente, desde maio de 2002. Sendo baseada na técnica de Grupo Focal, a dinâmica das reuniões estimulou o grupo a narrar episódios exemplares da tensão que o professor vive entre inovar e manter determinada prática de ensino. Para análise das narrativas, focamos a atenção nos fatores que interferem na introdução de inovações na prática docente. Os episódios narrados pelos professores foram organizados em quatro categorias: inovações, partindo da ação do próprio professor; conflitos entre a tradição e a inovação; necessidade de apoio para superar os conflitos; medo e esperança. A partir dessas categorias, tecemos algumas considerações, apoiadas na literatura pesquisada sobre a introdução de inovações na prática docente. Os resultados obtidos revelam que, ao contrário do que se prega, os professores buscam mudar suas práticas, mas faltam condições para dar estabilidade a essas mudanças. Há indícios de que trabalhos colaborativos em grupos de professores e pesquisadores podem promover o desenvolvimento profissional docente e assegurar as bases de sustentação a essas mudanças
Esta dissertação descreve o conflito entre tradição e inovação no ensino de Física a partir da formação e desenvolvimento de um grupo colaborativo de professores nda cidade de Sete Lagoas, MG. Inspirados nos trabalhos de Paulo Freire e na literatura sobre formação de professores e saberes docentes, estabelecemos os princípios para execução de um projeto que conciliasse pesquisa e desenvolvimento profissional. Para isso, professores de Física foram convidados a participar de um grupo que tinha por objetivo discutir atividades inovadoras desenvolvidas em sala de aula. A concretização do projeto deu origem ao Grupo de Desenvolvimento de Professores de Física (GDPF), que vem-se reunindo, periodicamente, desde maio de 2002. Sendo baseada na técnica de Grupo Focal, a dinâmica das reuniões estimulou o grupo a narrar episódios exemplares da tensão que o professor vive entre inovar e manter determinada prática de ensino. Para análise das narrativas, focamos a atenção nos fatores que interferem na introdução de inovações na prática docente. Os episódios narrados pelos professores foram organizados em quatro categorias: inovações, partindo da ação do próprio professor; conflitos entre a tradição e a inovação; necessidade de apoio para superar os conflitos; medo e esperança. A partir dessas categorias, tecemos algumas considerações, apoiadas na literatura pesquisada sobre a introdução de inovações na prática docente. Os resultados obtidos revelam que, ao contrário do que se prega, os professores buscam mudar suas práticas, mas faltam condições para dar estabilidade a essas mudanças. Há indícios de que trabalhos colaborativos em grupos de professores e pesquisadores podem promover o desenvolvimento profissional docente e assegurar as bases de sustentação a essas mudanças
Palavras Chave
Ensino de Física, Inovação, Tradição, Desenvolvimento Profissional de Professores
Ensino de Física, Inovação, Tradição, Desenvolvimento Profissional de Professores
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor