Tradição e inovação do ensino de física: Grupos colaborativos de professores dando estabilidade a mudanças

Título
Tradição e inovação do ensino de física: Grupos colaborativos de professores dando estabilidade a mudanças
Autor
Paulo Henrique Dias Menezes
Orientação
Arnaldo de Moura Vaz
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2005
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta dissertação descreve o conflito entre tradição e inovação no ensino de Física a partir da formação e desenvolvimento de um grupo colaborativo de professores nda cidade de Sete Lagoas, MG. Inspirados nos trabalhos de Paulo Freire e na literatura sobre formação de professores e saberes docentes, estabelecemos os princípios para execução de um projeto que conciliasse pesquisa e desenvolvimento profissional. Para isso, professores de Física foram convidados a participar de um grupo que tinha por objetivo discutir atividades inovadoras desenvolvidas em sala de aula. A concretização do projeto deu origem ao Grupo de Desenvolvimento de Professores de Física (GDPF), que vem-se reunindo, periodicamente, desde maio de 2002. Sendo baseada na técnica de Grupo Focal, a dinâmica das reuniões estimulou o grupo a narrar episódios exemplares da tensão que o professor vive entre inovar e manter determinada prática de ensino. Para análise das narrativas, focamos a atenção nos fatores que interferem na introdução de inovações na prática docente. Os episódios narrados pelos professores foram organizados em quatro categorias: inovações, partindo da ação do próprio professor; conflitos entre a tradição e a inovação; necessidade de apoio para superar os conflitos; medo e esperança. A partir dessas categorias, tecemos algumas considerações, apoiadas na literatura pesquisada sobre a introdução de inovações na prática docente. Os resultados obtidos revelam que, ao contrário do que se prega, os professores buscam mudar suas práticas, mas faltam condições para dar estabilidade a essas mudanças. Há indícios de que trabalhos colaborativos em grupos de professores e pesquisadores podem promover o desenvolvimento profissional docente e assegurar as bases de sustentação a essas mudanças
Palavras Chave
Ensino de Física, Inovação, Tradição, Desenvolvimento Profissional de Professores

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Professor