Zoológico: uma sala de aula viva.

Título
Zoológico: uma sala de aula viva.
Autor
Maria Cornélia Mergulhão
Orientação
Silvia Luzia Frateschi Trivelato
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1998
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O hábito de colecionar animais em cativeiro vem desde a Antigüidade, sendo os primeiros zoológicos instituídos a partir do século XVIII. Instituições das mais visitadas no mundo, os zoológicos, modernos têm o compromisso de cumprir funções básicas como pesquisa, conservação de espécies ameaçadas de extinção, lazer e educação ambiental. O Zôo de Sorocaba iniciou seu programa educativo em 1979. O presente trabalho tem como objetivo a busca de uma avaliação sobre as possíveis influências que o programa educativo possa ter sobre uma nova postura da comunidade local em relação ao seu papel para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, ele pretende buscar respostas sobre estratégias mais adequadas, que propiciem sensibilização e o aprendizado do meio ambiente. A avaliação foi feita principalmente por métodos qualitativos. Uma “festa”, que tentou representar as estratégias lúdicas empregadas no programa educativo, conseguiu reunir 127 pessoas que participaram das atividades do Zôo desde 1982. Através de questionários, entrevistas, observações e análise documental pôde-se identificar alguns resultados do programa em relação aos objetivos propostos. O Zoológico mostrou-se, após análise, um importante espaço, com potencial para vivência e o aprendizado sobre o meio ambiente, além de um local com potencial para experiências inesquecíveis e transformadoras.
Palavras Chave
Educação não formal; Programas Educativos.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar